A importância do Marketing Digital para empresas em 2025!
A importância do Marketing Digital para empresas em 2025!
Você sabe que a sua empresa precisa estar onde as pessoas estão. Certo?
A boa notícia é que, com uma sociedade cada vez mais centrada no universo digital da Internet e dos celulares, fazer o seu produto ou serviço chegar até quem precisa (e vender) nunca foi tão democrático e certeiro quanto é hoje.
A isso, damos o nome de Marketing Digital — e é sobre essa estratégia que vamos falar aqui!
O que é Marketing Digital e como funciona?
O Marketing Digital é uma estratégia de vendas que se aproveita da conectividade dos dispositivos à Internet para vender o produto ou serviço certo ao cliente ideal.
Envolvendo criação de conteúdo (Marketing de Conteúdo) e Inbound Marketing, por exemplo, o Marketing Digital é um meio democrático de “jogar iscas” valiosas aos consumidores interessados no nicho de atuação do seu negócio.
De profissionais autônomos a empresas multinacionais, essa estratégia possibilita a execução de diferentes ações, para diferentes contextos, cabendo em diferentes tamanhos de bolsos!
Desde que a marca tenha os mínimos recursos tecnológicos para segmentação inteligente do público-alvo, qualquer um pode usar o ambiente digital para levar a visão da empresa (aquilo que ela quer transformar no mercado) à pessoa que precisa dessa transformação (o cliente).
A importância do Marketing Digital para sua empresa
Se antes a televisão, o rádio, os jornais e as revistas eram as principais formas de tornar a visão da empresa uma realidade (ou seja, vender), hoje esses veículos ocupam um papel secundário no dia a dia de uma população dominada pelo uso da Internet — nisso você já deve ter reparado!
Acontece que a venda é essencial para todas as empresas — porque, sem o cliente, fica impossível realizar qualquer visão — e, com o Marketing Digital, alcançar esse objetivo ficou mais acessível e dinâmico do que nunca.
Só não se engane: nada disso torna o processo menos valioso (nem mais fácil)!
O que quero dizer é que, em comparação com uma ação de merchandising no Big Brother Brasil ou na Revista Caras, atingir o mercado anunciando seu produto ou serviço nas redes sociais — ou até criando uma revista digital, um blog ou uma área de acesso exclusiva para clientes em um clube virtual — é muito mais ágil e menos arriscado. Te mostro os porquês abaixo:
Promove a interação com consumidores e clientes
Quando falamos da importância do Marketing Digital, estamos falando da importância de aproximar uma marca do consumidor — e a Internet possibilitou uma mudança histórica na relação entre quem vende e quem compra!
Nem mesmo a TV alcançou o que os celulares e a Internet fazem hoje: criar uma via de mão dupla para não apenas informar o público (e observar as reações dele), mas também para receber pedidos de interação dos curiosos sem que a empresa tenha de iniciar a conversa.
O Marketing Digital se aproveita desse novo tipo de diálogo para incentivar o engajamento, promover conexões e perpetuar a proximidade entre os consumidores e a marca de um jeito que, até poucos anos, não existia.
Facilita a mensuração dos resultados
Trabalhar com Marketing Digital também proporciona uma facilidade enorme de medir os resultados se comparado com as mídias tradicionais.
Por exemplo, se você investe recursos valiosos na veiculação de um anúncio para a TV, não terá como saber com exatidão quantas pessoas assistiram o comercial.
Já na veiculação de um anúncio digital, você pode acessar os resultados com exatidão cirúrgica não só para saber quem visualizou, mas também quem clicou — e em qual plataforma ou variação do anúncio — para calibrar em tempo real as estratégias e, consequentemente, os resultados!
Permite falar com o público certo
Outra enorme vantagem do Marketing Digital diante dos métodos mais tradicionais de vendas é que, ainda usando o exemplo da TV, não há como identificar se as pessoas que assistiram o comercial tiveram algum interesse no que foi apresentado.
Isso se dá porque a emissora vai mostrar o anúncio para todas as pessoas do país que estiverem assistindo à programação no horário em que ele for ao ar — e, dependendo dos horários dos programas mais populares do canal, mais cara será a distribuição.
Já em uma ação de Marketing Digital, essa distribuição é totalmente controlável porque, por causa do comportamento singular de cada pessoa ao navegar na Internet, ganhamos acesso a gatilhos automatizados que disparam para as pessoas com os interesses, comportamentos e dores que buscamos em um cliente ideal.
Com seu produto ou serviço presente na hora e nos lugares certos que seu público procura por soluções — usando palavras-chave definidas por você após um estudo de personas e SEO —, fazer sua marca ser encontrada nas primeiras páginas do Google, por exemplo, é uma ação bem menos arriscada!
Nenhum comentário:
Postar um comentário