Dominando o tráfego orgânico: 5 estratégias de sucesso
Dominando o tráfego orgânico: 5 estratégias de sucesso
Você provavelmente encontrou este texto porque deve ter ouvido falar do quanto o tráfego orgânico é importante para o Marketing Digital e o aumento das vendas de forma perene.
Se ninguém nunca te disse tal coisa, permita que eu seja o primeiro a te mostrar os benefícios desse tipo de tráfego capaz de crescimentos exponenciais na Internet!
A começar pelo Custo Por Clique (CPC) nos anúncios do Google, que sofreu um aumento histórico de 5% neste ano, com os outros buscadores e redes sociais seguindo na mesma direção!
Para piorar, esse aumento no custo das Mídias Pagas levou a uma elevação de 20% no Custo de Aquisição de Clientes, o que chamamos de CAC: o quanto custa para a sua empresa transformar um curioso em um comprador.
Quanto mais alto o CAC, mais caro o seu produto ou serviço precisa ser para o consumidor final — e esse tipo de pressão não costuma deixar ninguém feliz!
Meu nome é Guilherme, sou o CEO aqui da Orgânica e a ambição das plataformas que veiculam anúncios não me surpreende porque elas visam lucrar tanto quanto eu e você.
O que me deixa encucado é que, por mais que tenha ficado cada vez mais caro para empresas (como a sua) fecharem novos negócios, os investimentos delas em Marketing Digital têm caído desde 2022!
Decidi escrever esse artigo como um jeito de colaborar com a sobrevivência (e o sucesso) da sua marca nesses tempos difíceis, dividindo o que aprendi sobre tráfego orgânico nos meus mais de 20 anos como profissional de Marketing.
Como os preços das Mídias Pagas só aumentarão pelos próximos meses, você precisa começar hoje a dominar os primeiros resultados dos mecanismos de buscas!
Para chegar lá, nós começaremos pelo básico.
O que é tráfego orgânico?
Na linguagem do Marketing Digital, tráfego orgânico é o fluxo de pessoas que chega ao seu negócio de forma natural, sem que você tenha que investir em Mídias Pagas.
Esse tipo de fluxo é fundamental para a saúde da sua empresa a médio e a longo prazo porque, diferente dos outros tipos de tráfego, o tráfego orgânico é cumulativo!
Enquanto o tráfego direto (quando alguém digita o endereço do seu site no navegador), o de referência (quando outro site leva ao seu) e o social (originado nas redes sociais) são efêmeros ou pontuais, o tráfego orgânico é vitalício.
Como a geração de tráfego orgânico se baseia na criação de conteúdos de qualidade através do Marketing de Conteúdo, um material publicado recebe mais e mais visitas conforme o tempo passa.
Com mais visitas, os mecanismos de buscas como o Google atribuem mais autoridade ao seu site, elevando tais conteúdos para as primeiras posições nos resultados das pesquisas.
Com uma exposição que só aumenta com o passar dos anos, o investimento na geração dos próprios conteúdos são pagos uma vez só, mas os lucros a partir deles podem crescer por décadas!
É por esse motivo que uma estratégia de Marketing Digital dando atenção ao tráfego orgânico é capaz de deixar o CAC com um valor quase negativo, independentemente do aumento nos preços das Mídias Pagas!
Como vender (e crescer) de forma orgânica
O tráfego orgânico tem efeito bola de neve porque se aproveita do conceito sobre o qual o Marketing Digital foi construído: a familiarização dos possíveis clientes com a sua marca!
"Branding" é o ato de tornar a sua empresa facilmente reconhecível para os tipos de clientes com o maior potencial de comprar dela.
A autoridade e o Branding caminham lado a lado porque, quanto mais uma pessoa esbarrar com a sua marca nos momentos de dúvida (especialmente quando ela está buscando por respostas nos mecanismos de buscas ou nas redes sociais), mais desejo ela terá de comprar de você!
Isso se dá porque a autoridade é construída em cima da familiaridade alimentada pelo Branding — que, por sua vez, é nutrido pela publicação de conteúdos otimizados para serem encontrados na Internet através das técnicas de SEO (falarei mais sobre isso daqui a pouco).
Quando uma empresa é desconhecida para o público ideal (principalmente quando ela não investe em Marketing Digital), abordar um possível cliente se torna um ato indesejado e invasivo: além de perder uma oportunidade de vender, a marca perde o cliente para a concorrência!
O contrário também é verdade: com o Branding gerando familiaridade ao fazer o seu negócio surgir quando o público mais precisa (e com a autoridade fortificada através dos conteúdos de qualidade encontrados nessa fase da jornada de compra), os clientes se sentem sortudos de esbarrar com você.
A partir dessa familiarização, há a possibilidade de cultivar um relacionamento com os possíveis clientes, fazendo com que eles se sintam honrados de receber a sua atenção — já que você forneceu tanto para eles sem pedir nada em troca!
O tráfego orgânico é poderoso por isso: a impressão que você dá ao público é a de que você tem o Sucesso do Cliente como prioridade e que só a sua empresa tem o conhecimento prático ou as ferramentas para torná-lo bem-sucedido!
Nenhum comentário:
Postar um comentário