Como criar uma estratégia de tráfego orgânico eficaz
Como criar uma estratégia de tráfego orgânico eficaz
Para extrair o que há de melhor no tráfego orgânico, é preciso planejar a verba para essa estratégia de Marketing Digital sem que ela pese nas metas de curto e médio prazo.
Os resultados desse tipo de tráfego são incríveis, mas eles não acontecem da noite para o dia: é preciso de tempo, investimento e paciência.
Uma vez com a estratégia de tráfego orgânico em ação, ela pode continuar gerando resultados mesmo quando há um corte no orçamento (no caso de uma crise, por exemplo).
Essa versatilidade é oposta às Mídias Pagas, nas quais, ao cortar a verba dos anúncios, a entrada de novos clientes (e de novas vendas) para imediatamente!
Na minha experiência com clientes de todos os tamanhos aqui na Orgânica, manter por volta de 20% da verba total para o Marketing de Conteúdo é suficiente para aproveitar tudo que o tráfego orgânico tem para oferecer.
É importante que esses 20% sejam separados dos 80% direcionados aos objetivos imediatos da sua empresa e que a injeção deles no tráfego orgânico não seja sentida pelo seu negócio.
O ditado que "de grão em grão, a galinha enche o papo" vale nesse caso: é melhor investir um pouquinho constantemente do que não investir nada.
Investir demais, mas sem fechar parceria com uma agência de Inbound Marketing que saiba como usar uma verba maior para acelerar a performance do tráfego orgânico, também pode sair pela culatra.
Antes de falar dessa aceleração, preciso listar alguns conceitos que você jamais pode ignorar se quiser fazer o tráfego orgânico engrenar.
1. Dê destaque ao tráfego orgânico no planejamento
Antes de investir tempo ou dinheiro na criação de conteúdos ricos e capazes de atrair o seu público ideal através do SEO, é fundamental saber quais são os melhores canais para montar o tipo de estratégia que funcionará para o seu negócio!
Na hora de planejar qualquer outra meta para a sua empresa, recomendo que você e sua equipe separem um bom tempo para discutir:
- Por onde seus clientes ideais passeiam na Internet;
- Para quais perguntas eles buscam respostas;
- Quais dúvidas sobre os seus produtos ou serviços podem ser respondidas e aproveitadas nessa estratégia.
Talvez você leia por aí que planejar a sua estratégia de tráfego orgânico baseada no volume das buscas é uma boa ideia, só que, em mais de duas décadas trabalhando com Marketing Digital, afirmo que essa dica está ultrapassada!
2. Entenda sua persona muito bem
A personalidade do seu cliente ideal é o que a gente chama de "persona" no Marketing Digital — um esboço:
- De como seu consumidor age;
- Do que ele precisa;
- De quais problemas enfrenta;
- E de detalhes como onde ele mora, qual o gênero e idade dele, e outras características que saem do campo generalizado do "público-alvo" visando acertar os indivíduos dentro da sua audiência.
Conhecer as personas ajuda a sua empresa a criar uma narrativa sobre como o público se comportará quando apresentado ao conteúdo A ou ao conteúdo B.
Quando bem feita, essa narrativa pode se relacionar diretamente com as etapas da jornada de compra que os seus possíveis clientes passarão antes de decidirem fechar negócio com você!
Sabendo quem eles são, por onde andam e como você pode fasciná-los com o que a sua marca tem de melhor, sua empresa saberá não apenas como atraí-los, mas como convencê-los!
Até nesse entendimento o tráfego orgânico é capaz de beneficiar o seu negócio porque, uma vez que você cria conteúdos que atraem novos consumidores, você passa a conhecê-los um pouco melhor, fazendo com que as suas futuras campanhas de Mídia Paga sejam mais assertivas, eficazes e econômicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário