Programas de afiliados: saiba como funcionam, quais são os tipos e de que forma ganhar dinheiro com eles
Programas de afiliados: saiba como funcionam, quais são os tipos e de que forma ganhar dinheiro com eles
Hoje em dia, a internet tem permitido que empresas aproveitem das mais diferentes oportunidades para terem sucesso. E uma dessas alternativas são os programas de afiliados, em que empresas e indivíduos podem gerar uma receita por meio da divulgação de produtos de outros produtores e/ou empresas.
A RD Station, por exemplo, tem o seu próprio Programa de Afiliados, que você pode conhecer clicando no banner logo abaixo. E embora esse modo de empreendedorismo já exista há algum tempo, ainda há muitas dúvidas sobre esse trabalho. Então, neste post vamos explicar como funciona um programa de afiliados e quais são os tipos. Acompanhe.
O que é um programa de afiliados?
Um programa de afiliados é um sistema que liga dois extremos do processo de vendas: criador/produtor e afiliado/vendedor. Para que esse processo seja possível, é preciso lançar mão de uma plataforma na web, que forneça os produtos, crie os links de divulgação e entregue as comissões de modo seguro, entre outras funções que auxiliam tanto criadores quanto afiliados a melhorarem suas vendas.
Tudo isso deve ser feito de um jeito que compense ambas as partes e seja descomplicada para as duas. Por esse modelo estar se mostrando muito proveitoso para pessoas e empresas dos mais diversos setores, muitas estão vendo-o como uma forma de empreender, conseguir mais renda e trabalhar de uma maneira mais flexível.
Como funciona um programa de afiliados?
Basicamente, em um programa de afiliados, uma empresa ou pessoa vai expor os produtos de outra empresa parceira. Em troca dessa divulgação, a empresa ou pessoa é remunerada com uma comissão sobre a venda feita.
Para que essas vendas sejam contabilizadas corretamente, são gerados links únicos que os afiliados divulgam com os anúncios de seus parceiros. Assim, as compras feitas por meio daquele link são consideradas feitas pelo afiliado, que recebe uma comissão por elas.
Quem pode ser um afiliado e ganhar dinheiro com um programa?
Qualquer empresa ou pessoa pode participar de um programa de afiliados, sendo que a principal restrição costuma ser ter mais de 18 anos. Além disso, não é necessário realizar investimento inicial, não é preciso ter conhecimento técnico e, em muitos casos é preciso somente estar disposto a aprender
Basicamente, o que o afiliado precisa é fazer um bom trabalho para atingir seu objetivo, que é procurar modos de vender os produtos do parceiro. E, claro, escolher um programa de afiliados que esteja alinhado com um mercado que esteja minimamente relacionado com seu negócio.
Como escolher o produto adequado para se afiliar?
Existem milhares de produtos para você divulgar como afiliado. Assim, não é tão fácil escolher aquele que você vai divulgar, mas algumas dicas podem ajudar nessa seleção:
- Confira como é a plataforma do produtor e se ela é adequada e confiável;
- Descubra se a empresa que desenvolve o produto tem qualificações e um suporte adequado para afiliados;
- Pense nas estratégias de divulgação que você pode usar e se elas funcionarão para você e para o produto;
- Trabalhe com produtos de um nicho que você já tem afinidade e conhecimento;
- Trabalhe com produtos que você acredita.
Não se esqueça que o comprador acreditará na sua indicação para adquirir aquele produto, então sua credibilidade também está em jogo.
Como funciona a relação produtor x afiliado?
O criador/produtor é responsável pela formulação do produto, a definição do preço e a comissão paga além do fornecimento do produto (tanto se for algo que deve ser enviado, como um infoproduto, quanto algo que pode ser acessado, como um software em nuvem) até suporte ao consumidor.
Enquanto o afiliado fica responsável pela divulgação do produto e faz o link entre o consumidor e o produtor, normalmente não precisa realizar a venda. Seu papel é somente apresentar o produto ao cliente.
Onde fazer a divulgação dos produtos para ter mais resultados?
Há muitos jeitos de divulgar os produtos, ganhar comissões e conseguir lucros como afiliado. Não existe uma forma que seja mais ou menos eficiente para todos: isso vai depender de suas estratégias e conhecimentos.
De modo geral, podemos dividir as formas de divulgação em orgânica e paga. Na orgânica, você vai expor os produtos de forma natural, sem pagar por isso. Exemplos:
- Otimização para Motores de Busca, como o Google;
- Email Marketing;
- Posts no seu blog;
- Posts no blog de empresas parceiras (guest posts);
- Redes sociais.
Na divulgação paga, a dica é usar plataformas de mídia paga para divulgar os produtos de forma segmentada, como:
Facebook Ads;Google Ads;
Instagram Ads;
Linkedin Ads;
Anúncios no YouTube.
Nenhum comentário:
Postar um comentário