3 razões para não utilizar um domínio grátis para hospedar o seu blog
3 Razões para não utilizar um domínio grátis para hospedar o seu blog
Em vez de ler, que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo:
O primeiro passo que uma empresa precisa para começar a trabalhar com Marketing Digital é criar uma presença digital, nem que seja a mínima possível. E o mais simples e rápido de fazer isso é criando um blog.
Um blog tem alto potencial de se tornar um ativo constante em sua estratégia de Marketing Digital. Redes sociais são importantes, mas só um blog é capaz de concentrar todo o conteúdo em seu domínio, garantindo a autoridade digital necessária para o crescimento da empresa.
A nossa sugestão inicial para quem resolveu iniciar um blog é que você não deve usar um endereço (URL) gratuito. Sites como o UOL, WordPress, Blogger e outros têm ofertas de serviços gratuitos bastante atrativas, além de serem serviços simples de configurar e começar a usar.
No entanto, não são as melhores opções para você começar o blog da sua empresa. Por quê? Bom, apresentaremos três motivos para justificar a sugestão:
1 – Domínios gratuitos não te dão autonomia plena
O primeiro motivo é que você quer ter o controle total sobre o que acontece dentro de sua empresa. E isso se estende ao website dela.
Quando você usa um domínio gratuito, fica restrito a utilizar sempre aquela mesma plataforma, tornando-se limitado ao que é oferecido por ela. Qualquer modificação que você queira fazer ou nova tecnologia que queira implantar podem ficar inviáveis.
2 – Seu domínio é sua marca!
O segundo motivo é a imposição da marca. Você aceita que uma gráfica coloque o logotipo dela em seu cartão de visita? Então por que você deve aceitar que outras marcas entrem no endereço de seu blog?
Além disso, um endereço gratuito transmite uma imagem amadora, que pode prejudicar um muito a credibilidade do blog. Por exemplo, em qual endereço você clicaria?
- resultadosdigitais.com.br/blog
- resultadosdigitais.blogspot.com.br
Como você pode perceber, um endereço próprio pode fazer muita diferença para seu público, pois passa uma ideia mais autêntica e profissional.
3 – Blogs com domínios próprios possuem vantagem em SEO
A terceira razão é que optando por um endereço gratuito, o site da sua empresa não recebe um dos principais benefícios proporcionados por um blog: se posicionar melhor no Google para as palavras-chave importantes no seu negócio.
Quando procurarem pelos termos relacionados ao seu blog, o domínio da sua empresa não vai aparecer, já que o seu blog será apenas um subdomínio dentro do serviço gratuito que você estará utilizando (ex: http://suaempresa.blog.uol.com.br).
Assim, todos os links externos que seu blog receber darão autoridade para o esse outro serviço, e não para o site da sua própria empresa.
Resumindo: Se sua empresa já tem um site, lembre-se que o seu blog tem que estar no mesmo domínio desse site. Só assim faz sentido trabalhar com a otimização de conteúdo para os mecanismos de busca.
Bônus: domínio grátis não permite que você tenha um email personalizado
Se sua empresa está começando pelo blog e ainda não tem um site próprio, outra razão para não utilizar um serviço gratuito diz respeito ao seu canal de contato com o seu público.
Com um domínio gratuito, em que o nome do host acompanha a extensão, fica impossível de criar um email amigável e condizente com sua marca.
Responda o que parece mais profissional para você:
- Contato: callebyjuma44@gmail.com
- +258 84 56 42 386 / 86 21 21 109
Nenhum comentário:
Postar um comentário