Como trabalhar com Marketing Digital
Como trabalhar com Marketing Digital
Para trabalhar com Marketing Digital, é necessário ter um conjunto de habilidades específicas que destacamos aqui.
A primeira é conhecer bem o mundo digital para compreender como funciona uma estratégia elaborada para a internet. Além disso, é necessário se adaptar rapidamente às mudanças, pois o ramo digital está em constante transformação.
Essas informações devem ser analisadas pelo profissional de marketing para que ele consiga desenvolver ações criativas que levem a empresa a alcançar os seus objetivos.
Por fim, conhecer os conceitos e as ferramentas de Marketing Digital é essencial. Continue conosco, pois as apresentaremos a seguir.
Como fazer Marketing Digital para empresas?
Como o marketing digital funciona para diversos tipos de contextos? Embora seja uma estratégia que proporciona diversos benefícios, sabemos que cada negócio tem suas particularidades, com objetivos e públicos diferentes.
Por isso, precisamos olhar para os desafios de cada negócio e entender como o marketing online pode ser aplicado a fim de gerar os resultados esperados. Acompanhe, a seguir, as práticas mais importantes para cada tipo de empresa.
Marketing Digital para Pequenas Empresas
Muitas pequenas empresas costumam ter clientes-chave que determinam o faturamento do seu negócio. E o orçamento limitado pode dificultar ainda mais a prospecção de novos clientes devido a dificuldade de investir em Google Ads e ter estruturas com equipes enxutas.
Nesse sentido, o SEO local pode ser uma boa estratégia para captar clientes num curto espaço geográfico. Além disso, fazer co-marketing (parcerias com empresas que têm público igual, mas oferta produtos e serviços diferentes), também é uma ótima maneira, como publicação de lives e pacotes promocionais em conjunto, por exemplo.
Marketing Digital para Médias Empresas
Diferente da pequena, as empresas de porte médio costumam ter uma estrutura mais robusta, com cartela de clientes bem definida. Seu maior desafio é manter a fidelização dos clientes e expandir a oferta de produtos e serviços usando o marketing digital.
Porém, em muitos casos, a falta de investimento necessário pode tornar o processo ainda mais complicado e longo. Nesse sentido, existem duas boas estratégias: marketing de conteúdo e parcerias com influenciadores digitais.
Enquanto o primeiro traz tráfego orgânico para o site, aumentando a visibilidade do negócio, o segundo explora a credibilidade da marca para um público específico. Quando bem alinhados, podem produzir bons resultados.
Marketing Digital para Grandes Empresas
As grandes empresas, por já estarem consolidadas no mercado, são o primeiro alvo dos concorrentes. Isso gera a necessidade de investir em estratégias para continuar sendo a preferida do público em meios a tantas outras ofertas atrativas.
Além disso, por já serem conhecidas nacionalmente, agora elas procuram concorrer em escala internacional, adaptando suas estratégias para cada lugar do mundo.
Nesse sentido, é importante investir em ferramentas de análise de dados para medir a performance das ações, aumentando a percepção de valor da empresa e ajustando o caminho rumo à internacionalização.
Marketing Digital para Empresas B2C
As empresas B2C (Business to Consumer) têm o foco em atrair diretamente o consumidor final dos produtos e serviços, como supermercados e e-commerces de vestuário, por exemplo.
Esse tipo de público tem o poder de compra mais curto, com valores não tão expressivos e com o desejo despertado por status ou benefícios pontuais, visando resultados imediatos.
No marketing digital para empresas B2C, é interessante usar estratégias que visam o lado emocional, como realizar campanhas em datas comemorativas, melhorar a conexão usando email marketing e aumentar o engajamento pelas redes sociais.
É um público mais impulsivo, que busca todas as informações de uma vez e tende a fazer compras instantaneamente.
Marketing Digital para Empresas B2B
Já as empresas B2B (Business to Business) são aquelas que oferecem os produtos e serviços para que outras empresas utilizem com seus consumidores finais, seja de forma direta, seja indireta. No nosso exemplo anterior, seriam os atacados, as distribuidoras e as fábricas, por exemplo. Funciona como uma hierarquia.
Diferente do que acontece nas vendas de pessoas físicas, as jurídicas costumam pesquisar bastante antes de efetuar a compra, pois pequenas diferenças de valor geram um grande impacto no lucro líquido. Então, elas comparam não apenas o preço, mas a qualidade do produto para aceitação do público, tempo de entrega e outras questões semelhantes.
Ferramentas de Marketing Digital
Outro aspecto que diferencia positivamente o Marketing Digital das opções tradicionais sãos as diversas ferramentas que podem ajudar na administração e mensuração dos seus resultados em todos os canais.
Ferramentas de Marketing Digital ajudarão a filtrar as informações mais importantes, a entender o desenvolvimento da estratégia, a gerar relatórios e fazer o acompanhamento dos números.
Porém isso só será possível se você entender exatamente quais são os seus objetivos com cada estratégia de Marketing e tiver foco nos números que realmente importam.
Por isso vamos listar algumas ferramentas e seus diferentes usos para que você saiba exatamente o que e como escolher as melhores opções para o seu time.
Ferramentas de SEO
O SEO envolve uma série de estratégias e, portanto, existem ferramentas com finalidades diferentes para conseguir executar um bom plano de otimizações para alcançar boas posições nos motores de busca.
Pesquisa de Palavras-chave
Essas ferramentas permitem que o usuário encontre oportunidades de termos fundamentais para sua estratégia, além de identificar a competitividade e o volume de buscas dessas palavras.
Algumas das principais ferramentas de palavras-chave são:
SEO técnico
As ferramentas de SEO técnico também possuem funções variadas como checar a autoridade de domínio (seu e do seu concorrente), averiguar e corrigir erros de SEO e encontrar conteúdos duplicados, entre outras funções.
Para SEO técnico, boas ferramentas são:
Backlinks
As ferramentas de Backlinks são importantes para checar os links que você recebe, a qualidade desses links e fazer uma análise de links que devem ser removidos ou redirecionados.
Boas ferramentas para conferir os backlinks do seu site:
Ferramentas de análise
As ferramentas de análise são fundamentais para a compreensão do sucesso da estratégia e dos resultados obtidos.
Análise de métricas
Além das ferramentas que já têm um Analytics próprio, o que é cada vez mais comum, algumas ferramentas de análise podem ser usadas de forma estratégica para entender diferentes pontos da estratégica e ter uma compreensão do todo.
Elas permitem um acompanhamento de fatores como tráfego, origem do tráfego, caminho dos usuários pelo site, entre outros.
Bons exemplos são:
Análise de concorrência
Para acompanhar os resultados que a sua estratégia de Marketing Digital traz para a sua empresa é fundamental analisar a sua concorrência e identificar pontos de melhoria e aprender com eles.
Essas ferramentas servem para fazer comparativos de palavras-chave, backlinks, tráfego, engajamento entre outras coisas.
Algumas das ferramentas mais populares são:
Ferramentas de Design
O design é fundamental em nosso dia a dia, e não seria diferente em uma estratégia de Marketing Digital. O conteúdo visual é cada vez mais uma tendência para a comunicação online.
Ferramentas de imagens
O visual de um site ou blog é fundamental para o sucesso e para gerar uma conexão com o leitor. É importante encontrar uma identidade visual para a sua empresa e o design é fundamental nisso.
Muitas empresas têm dificuldade para um investimento inicial em design, por isso, boas ferramentas são os bancos de imagem gratuitos.
Além deles, temos algumas ferramentas essenciais para a edição, criação e tratamento de imagens como:
Ferramentas de vídeos
Além das imagens, os vídeos são um dos tipos de conteúdo mais consumidos na internet e um dos mais queridos pelo público.
Investir em uma estratégia de vídeo pode potencializar bastante a sua estratégia de marketing.
Ferramentas para edição dos vídeos, para adicionar efeitos, criar vinhetas, fazer motion graphic, entre outras coisas.
Dentre as mais populares estão:
Ferramentas de CRO
Entender as conversões do seu site e de sua estratégia online como um todo é essencial.
Boas ferramentas que possibilitam isso são:
Enquanto a primeira possibilita integrar as informações e acompanhar seus contatos pela jornada em seu domínio, a segunda oferece mapas de calor para identificar quais são os melhores pontos do seu site ou blog e os que podem ser melhorados.
Ferramentas de Automação
Ferramentas de automação são usadas para integrar sua estratégia, enviar emails, gerenciar suas leads e facilitar o contato entre marketing e vendas. Elas também permitem a criação de testes A/B, criação de fluxos de trabalho etc.
Boas ferramentas de automação são:
Ferramentas de Relacionamento Interno
As ferramentas de relacionamento interno são muito importantes para facilitar a comunicação entre diferentes setores da empresa. As duas ferramentas mais indicadas são o Slack e o Zendesk.
Enquanto o Slack é um canal de troca de mensagens, funcionando como um WhatsApp corporativo, o Zendesk permite que a abertura de tickets para solucionar problemas e centralizar a informação.
Ferramentas de redes sociais
As ferramentas de Redes Sociais são fundamentais para o sucesso de uma estratégia de Marketing Digital. Elas permitem o agendamento de posts, acompanhamento de métricas e a centralização da estratégia em diferentes redes.
Para profissionalizar sua estratégia nas redes sociais, uma boa ideia é usar ferramentas como:
Ferramentas de gestão de projetos
Esse tópico é especialmente importante para grandes times, mas é importante para todas as empresas. Integrar diferentes setores e coordenar as tarefas que são necessárias para atingir um objetivo torna-se mais fácil quando há um cronograma e um bom planejamento.
Nesse sentido, boas ferramentas são
Ferramentas de Email Marketing
Não poderíamos deixar de fora as ferramentas de Email Marketing, até porque, esse é um dos elementos mais fundamentais de toda estratégia digital de sucesso.
Pensando nisso, confira as ferramentas que mais gostamos e utilizamos aqui na Rock:
Além dessas, alguns sistemas de automação, como RD Station e Hubspot, também podem ser usados para o dispara automático de emails.
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