Relacionamento Interpessoal: o que é e como melhorar na vida profissional?
Relacionamento Interpessoal: o que é e como melhorar na vida profissional?
O relacionamento interpessoal é um dos fatores que interferem no clima organizacional, andamento de projetos e resultados conquistados pelas empresas.
Afinal, as organizações são feitas de pessoas e, mais diretamente, daquilo que elas produzem em conjunto.
É algo que demonstra a importância das interações humanas para o sucesso – ou o fracasso – da companhia.
Para construir ambientes equilibrados, tanto gestores quanto colaboradores, fornecedores e parceiros em geral, devem conhecer e trabalhar em prol de objetivos em comum, tendo em mente que a vitória de uma equipe tem efeitos positivos para toda a empresa.
Dessa forma, será possível apoiar o desenvolvimento individual e coletivo, rompendo barreiras e forjando relações harmônicas, seja pessoalmente ou de forma remota, com parte do time em home office.
Se você quer aprimorar o que sabe sobre o tema, suas bases, relevância e dicas, recomendamos a leitura deste artigo.
Veja os tópicos abordados a partir de agora:
- O que é relacionamento interpessoal?
- Qual a importância de um bom relacionamento interpessoal?
- Quais os tipos de relacionamento interpessoal?
- Relacionamento interpessoal no trabalho: como melhorar?
- 7 dicas para melhorar o relacionamento interpessoal no trabalho
- Relação interpessoal e intrapessoal: qual a diferença?
- O que influencia nas relações interpessoais?
- Quais as vantagens de um bom relacionamento interpessoal?
- Quais são os pilares do relacionamento interpessoal saudável?
- Como a tecnologia interfere nas relações interpessoais?
- Cursos para melhorar o relacionamento interpessoal
- Perguntas frequentes sobre relacionamento interpessoal.
Se o assunto é do seu interesse, siga na leitura!
Leia também:
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O Que É Relacionamento Interpessoal?
Relacionamento interpessoal é o vínculo criado entre dois ou mais indivíduos, com base em suas interações e no contexto social em que atuam.
Para que a relação comece, é necessário que essas pessoas tenham um primeiro contato, que pode acontecer de forma espontânea ou planejada, em um ambiente online ou offline.
As relações interpessoais envolvem três componentes básicos:
- O eu: nossa essência, vontade que impulsiona o comportamento
- O outro: pode ser um amigo, familiar, colega de trabalho, etc.
- O ambiente: local que nos aproxima do outro, como a escola, o lar ou a empresa, em um sentido amplo.
O relacionamento interpessoal é um dos principais pilares para a construção de conexões, sejam elas superficiais ou profundas, formando amizades, relações amorosas e parcerias.
Como o ser humano é, inerentemente, um ser social, cada um nasce com a capacidade de interagir com quem estiver à sua volta, dando o primeiro passo para forjar relações.
No entanto, a qualidade e o fortalecimento desses vínculos exigem acompanhamento, dedicação, empatia e uma mistura equilibrada entre razão e emoção.
Sem um esforço conjunto para manter relações saudáveis, a tendência é que os conflitos, divergências e situações da rotina desgastem os relacionamentos, afetando a qualidade de vida dos envolvidos.
Por isso, a área vem ganhando atenção e sendo estudada sob diferentes perspectivas, considerando sua contribuição para o bem-estar emocional e psíquico, sensação de pertencimento a um grupo, produtividade e colaboração nas empresas.
Todos esses aspectos são relevantes e, por vezes, decisivos para o sucesso na vida profissional e também pessoal.
Qual É A Importância De Um Bom Relacionamento Interpessoal?
Manter boas relações com quem nos cerca é vital para satisfazer necessidades comuns à espécie humana, como viver em sociedade e construir conexões significativas.
Mesmo que alguém prefira, por exemplo, morar sozinho, vai depender de uma série de serviços para levar a vida com conforto, além do contato com familiares e amigos para manter a saúde emocional em dia.
Toda essa dinâmica requer interações com outras pessoas.
E a qualidade dos relacionamentos acaba interferindo em nossa qualidade de vida, pois precisamos ter com quem contar ao longo da nossa existência.
Se cultivamos interações pautadas pelo respeito, cooperação e empatia, a chance de termos um retorno positivo em qualquer esfera aumenta.
Podemos nos aproximar, conhecer os anseios das outras pessoas e moldar famílias, grupos de amigos e equipes corporativas mais estruturadas, atingindo resultados promissores.
Isso porque o grupo se transforma em um time, fortalecido pelo cuidado e reconhecimento da contribuição de cada membro, conforme suas habilidades e experiências.
Vale, então, aquela máxima de que, sozinho, se vai rápido, mas acompanhado, se vai mais longe.
Quem possui boa desenvoltura nas interações também está mais bem preparado para gerir pessoas e equipes com sucesso.
Quais Os Tipos De Relacionamento Interpessoal?
Cada relacionamento que estabelecemos com uma pessoa ou um grupo é único e tem suas próprias particularidades.
Em um contexto geral, podemos dividir as relações em três tipos.
Confira:
Pessoal
Engloba todos os relacionamentos que estabelecemos através de laços sanguíneos (família), criação (família, amigos) ou interesses em comum (colegas de escola, faculdade, equipes, eventos sociais, parceiros amorosos).
Esse tipo de relacionamento está presente desde o nosso nascimento, portanto, tem grande influência sobre a formação da personalidade, visão de mundo, valores, rotina e até dos gostos pessoais.
Virtual
Criada a partir da popularização da internet, o relacionamento interpessoal virtual costuma ser menos profunda e estar relacionada a momentos de lazer na frente de uma tela.
São aqueles amigos que conhecemos pelas redes sociais, que reencontramos por meio da internet ou com quem nos distraímos jogando na mesma equipe nossos games favoritos.
Apesar de a maioria das relações virtuais ser superficial, há quem estabeleça laços profissionais e até amorosos nesse formato.
Profissional
Reúne o relacionamento interpessoal no campo corporativo, com pessoas que interagem para dar andamento a projetos e negócios.
Pode incluir um tom de formalidade, em especial quando os indivíduos não se conhecem bem, ou se dar de um jeito mais descontraído, dependendo da cultura empresarial.
Relacionamento Interpessoal No Trabalho: Como Melhorar?
“As pessoas não atuam isoladamente, mas por meio de interações com outras pessoas para poderem alcançar seus objetivos.”
A frase acima foi escrita pelo autor Idalberto Chiavenato, na obra “Iniciação à Teoria das Organizações”, classificando o relacionamento interpessoal como variável do sistema de administração participativo.
Se organizações são formadas por indivíduos, é natural que seu comportamento e interações contribuam para o clima no ambiente de trabalho, a condução dos processos e a existência – ou não – de colaboração.
Isso porque o trabalho em equipe requer confiança e participação de todos os membros, o que só pode ser conquistado através de relações saudáveis e harmônicas.
Nesse contexto, vale lembrar que o progresso na carreira depende de bons relacionamentos, pois, sem confiança, nenhum líder poderá indicar seu liderado para uma promoção, por exemplo.
E, por mais que tentemos usar nossa racionalidade no trabalho, as emoções sempre estarão presentes, o que exige autoconhecimento profundo para gerenciar os sentimentos de modo equilibrado.
Segundo explica o artigo “Relacionamentos interpessoais e emoções nas organizações: uma visão biológica“, as atitudes humanas são movidas pelas emoções:
“A emoção penetra o ambiente organizacional associada à constituição das tarefas, preocupada, em última instância, com o desempenho lucrativo, seguindo a crença estabelecida pela força do racionalismo de que a ordem organizacional e a eficiência das relações entre gerentes e trabalhadores devem ser tratadas racionalmente.”
Os autores Sergio Proença Leitão, Graziela Fortunato e Angilberto Sabino de Freitas completam, afirmando que:
“Em suma, ‘boas’ organizações são as que têm emoções gerenciadas e a teoria organizacional deveria se preocupar mais com processos cognitivos e controle comportamental.”
Portanto, faz sentido investir não apenas em formação técnica (hard skills), mas também nas competências comportamentais ou soft skills, que fornecem recursos para que os colaboradores se relacionem com mais harmonia.
7 Dicas Para Melhorar O Relacionamento Interpessoal No Trabalho
Agora que você já sabe a importância de construir pontes na vida profissional, selecionamos 7 dicas que vão te ajudar a formar relações interpessoais de qualidade, recomendadas pelo coach Pablo Aversa.
1. Coloque-Se No Lugar Do Outro
O bom relacionamento interpessoal no trabalho parte da ideia que lidamos com diferentes perfis comportamentais.
Por isso, tudo se torna mais fácil quando focamos as interações no outro, nos abrindo para compreender seu ponto de vista.
2. Adapte Sua Abordagem
Prefira sempre a comunicação não violenta e tons mais brandos, mesmo que precise chamar a atenção para uma conduta inadequada.
3. Gerencie Os Primeiros Três Minutos
Comece escutando a outra pessoa, em vez de julgar ou tirar conclusões precipitadas.
Tenha em mente que ela teve algum motivo para te procurar ou agir de determinada maneira.
4. Ouça Ativamente
A escuta ativa é uma arma poderosa para melhorar as relações em qualquer lugar, incluindo o ambiente de trabalho.
Por isso, dedique-se a ouvir e construir soluções em conjunto.
5. Fale Mais De Si Mesmo
Às vezes, esquecemos de compartilhar nossos sucessos e fracassos com os colegas, principalmente se forem nossos liderados.
Porém, falar sobre episódios do passado e de como nos sentimos é um jeito inteligente de nos aproximar das outras pessoas.
Afinal, todos somos humanos, temos forças e fraquezas.
Lembre-se disso quando tiver receio de expor suas experiências.
6. Administre A Linguagem Não Verbal
Nossa postura costuma dizer muito, até mais do que palavras.
A expressão facial, posição dos braços e para onde olhamos são exemplos de comunicação não verbal e transmitem mensagens às outras pessoas.
Portanto, fique atento, relaxado e mantenha o olho no olho para mostrar que é sincero durante uma conversa.
7. Abrace As Diferenças
Atualmente, muitas organizações já perceberam o potencial da diversidade, que acrescenta criatividade aos times, partindo de pontos de vista distintos.
Essa dinâmica começa na aceitação das diferenças, que são partes inerentes a qualquer tipo de relação.
Faça um esforço para se aproximar de colegas com pensamento diferente, e logo vocês estarão aprendendo uns com os outros.
Relação Interpessoal E Relação Intrapessoal: Qual A Diferença?
Enquanto o relacionamento interpessoal se refere a como nos relacionamos com os demais indivíduos, a relação intrapessoal corresponde a como lidamos conosco.
Se observados de perto, somos seres bastante complexos, forjados por caráter, personalidade, cultura, experiências, interações e conhecimentos diferentes.
É a soma desses pontos que nos torna únicos, e muitos deles não pertencem ao espectro racional.
É por isso que uma mesma experiência é vivida de forma distinta por pessoas diferentes: suas bases e filtros são diversos.
Daí a necessidade de que cada um invista em autoconhecimento, desvendando gatilhos e outros mecanismos que afetam seu comportamento interpessoal e adquirindo inteligência emocional.
Ao tomar ciência da dinâmica das emoções, temos a oportunidade de assumir o controle nesse campo e melhorar nosso relacionamento intrapessoal, com reflexos nas relações interpessoais.
Afinal, muitas das nossas reações são provocadas ou potencializadas por motivos internos, que podem ser reorganizados por meio de ferramentas de gestão da emoção, estímulos positivos e reflexões que alteram a lógica dos pensamentos destrutivos.
Desse modo, esclarecemos e resolvemos as demandas internas, adquirindo clareza e autoconfiança para lidar melhor com as relações externas.
O Que Influencia Nas Relações Interpessoais?
Podemos considerar a construção de um relacionamento interpessoal como uma jornada.
Ela começa em algum momento, mas atravessa certas etapas antes de se consolidar.
A seguir, veja quais são essas etapas e como elas se desenvolvem.
Comunicação
Nenhum relacionamento interpessoal se desenvolve sem comunicação.
Em uma relação saudável e equilibrada, essa comunicação tem mão dupla: as duas pessoas estão dispostas a falar e escutar.
Como mostramos no começo deste post, um relacionamento interpessoal se caracteriza por um vínculo criado entre dois ou mais indivíduos, e essa conexão inicial depende de um momento de comunicação.
Para desenvolver relações melhores, o primeiro passo é atentar para a qualidade desse primeiro contato.
Então, priorize uma comunicação assertiva, mas empática e não violenta.
E tenha muita disposição para ouvir.
Interações
A partir da comunicação inicial, para um relacionamento interpessoal se consolidar, é preciso que continue havendo interações entre as pessoas.
Essas interações podem ocorrer de forma espontânea ou planejada, mas é importante que sejam pautadas pelos mesmos princípios que mencionamos no tópico anterior.
A qualidade da soma das experiências obtidas nessas primeiras interações é muito importante para viabilizar uma aproximação.
Aproximação
Na fase de aproximação, as pessoas começam a perceber com mais clareza os interesses e características que têm em comum ou que se complementam.
Isso é importante para dar um sentido a esse movimento.
Quando fica nítido que as interações com determinada pessoa são prazerosas e/ou vantajosas, a aproximação se torna natural.
Manutenção
A última fase da consolidação de um relacionamento interpessoal é a sua manutenção.
Isto é, o conjunto de hábitos e atitudes que preservam e renovam a relação entre duas ou mais pessoas.
Os passos específicos dessa fase dependem do tipo de ligação entre as pessoas.
Dois amigos que moram longe, por exemplo, podem combinar uma videoconferência uma vez por mês para botar o papo em dia.
Já uma relação entre dois parceiros de negócio pode demandar encontros mais frequentes e com uma pauta específica, visando um objetivo em comum (o crescimento da empreitada).
Quais As Vantagens De Um Bom Relacionamento Interpessoal?
Somos seres sociais, de modo que, para nós, os relacionamentos interpessoais são praticamente uma necessidade.
Neste blog e neste texto, normalmente damos mais ênfase à importância de se relacionar bem com outras pessoas no ambiente de trabalho e nos negócios.
Mas vale a pena deixar claro que os benefícios dos bons relacionamentos se estendem a todas as esferas da vida.
Um famoso estudo, feito em Harvard continuamente desde 1938, mostra que a capacidade de cultivar bons relacionamentos contribui mais para a saúde e bem-estar do que o dinheiro.
Para aqueles que estão preocupados com a sua vida profissional, esse é um dos segredos para crescer e alcançar o sucesso.
A seguir, listamos algumas das principais vantagens dos bons relacionamentos interpessoais.
Networking
Networking é a formação, ativação e manutenção de uma rede de contatos profissionais com troca de informações e entrega de valor mútua entre os indivíduos.
Não confunda as coisas: um bom networking não serve para influenciar decisões e obter vantagens apenas com base nos laços pessoais.
É também uma ferramenta de relacionamento interpessoal no trabalho.
Conhecer e ter o contato de outros profissionais pode gerar indicações e parcerias que em algum momento serão necessárias na sua empresa.
Ou talvez você esteja envolvido em um projeto e só a possibilidade de ligar para alguém e tirar uma dúvida específica acaba resolvendo um problemão.
Porém, é claro que o relacionamento com outros profissionais também evidencia suas próprias qualidades e pode proporcionar boas oportunidades de negócio ou emprego.
Como o mercado é bastante dinâmico, a rede de contatos costuma ficar sempre em movimento e se renovar continuamente.
Boa Comunicação
Quanto mais experiência você vai adquirindo com os relacionamentos interpessoais, melhor fica sua capacidade de se comunicar com outros profissionais.
Esta habilidade é fundamental para quem almeja uma posição de liderança na empresa ou mesmo para quem quer empreender.
Para melhorar a sua comunicação interpessoal, a dica é prestar muita atenção nos feedbacks que os interlocutores dão.
Não nas avaliações formais, e sim nos feedbacks espontâneos e orgânicos, isto é, o tom de voz empregado, a expressão facial e linguagem corporal que podem indicar se a mensagem está clara e se a interação está interessante para a outra pessoa.
Oportunidades
Construir um networking com bons relacionamentos interpessoais deixa o profissional muito mais próximo das melhores oportunidades do mercado.
Um funcionário que não restringe seus relacionamentos profissionais aos colegas de empresa, por exemplo, fica sabendo de antemão sobre o ambiente de trabalho, benefícios e vagas abertas em outras companhias.
E ainda aumenta suas chances de receber uma indicação, às vezes para uma vaga que nem foi anunciada publicamente, o que aumenta muito as chances de sucesso.
Para que isso ocorra, deixe transparecer aos seus contatos sua capacidade profissional, mas também suas soft skills.
Afinal, o mais importante para fazer jus a uma indicação é ser confiável.
Ambiente Leve
Muito da leveza de um ambiente de trabalho depende da qualidade dos relacionamentos entre as pessoas que trabalham na organização.
Nesse sentido, é especialmente importante que os líderes da empresa tenham a capacidade de se relacionar bem, porque seu comportamento tende a ser tomado como exemplo pelos demais colaboradores.
Isso estimula a formação de uma cultura organizacional que facilita a construção de bons relacionamentos.
Aqui, vale um ponto de atenção para não confundir ambiente leve com passividade na gestão de pessoas, aquela postura de evitar conflitos a todo custo.
Divergências são normais, a questão é resolvê-las de modo honesto e transparente, sem agressividade ou abuso da posição hierárquica.
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