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CALLEBY JUMA DESIGNER

Callebyjumadesigner de Calleby juma

Qual A Diferença Entre Líder E Chefe?

 

Diferença entre líder e chefe: principais diferenças entre os dois papéis



Chefe e líder fazendo reunião com equipe

Quantas vezes você já viu publicações nas redes sociais que abordam a diferença entre líder e chefe?

Provavelmente muitas vezes, não é mesmo?

Algumas são tão bem elaboradas que sequer precisam de palavras para acertar em cheio e provocar uma reflexão.

Essa discussão, de fato, não é nova.

Contudo, parar um pouco para pensar e se autoavaliar é sempre válido.

Para começar a jornada, tenha em mente esta frase norteadora de Ralph Waldo Emerson: “Suas atitudes falam tão alto que não consigo ouvir o que você diz”.

Para entender a diferença entre líder e chefe, então, é preciso observar as atitudes, compreendendo que falar e praticar são ações distintas.

As novas gerações têm cobrado cada vez mais coerência nesse sentido – e eles estão certos em fazer isso.

Afinal, ficou no passado o tempo da geração movida pelo “Faça o que eu mando, mas não faça o que eu faço!”.

Em resposta, a liderança também deve evoluir.

Como esse pensamento pode estar enraizado na cultura da empresa, ou das gerações anteriores ali presentes, é necessário entender mais a fundo o que muda entre os dois conceitos.

Assim, além de poder se autoavaliar, você vai compreender melhor as pessoas ao seu redor.

É disso que trata este artigo que preparamos para você, no qual vamos abordar a diferença entre líder e chefe.

Confira os tópicos que você vai conferir ao longo da leitura:

  • Quais são as características de um chefe?
  • Quais são as características de um líder?
  • Qual a diferença entre líder e chefe?
    • Gestão
    • Processos
    • Comunicação
    • Técnica
    • Promoções
  • Quais os benefícios de ser um líder?
  • Qual postura um bom líder deve ter?
    • Senso de ética e comunicação clara
    • Incentivar a auto-organização
    • Estar aberto a novas ideias
    • Incentivar o crescimento profissional
  • Tipos de Liderança
  • Teste: saiba se você é um líder ou um chefe
  • 13 passos para você se tornar um líder de sucesso
  • Afinal, como desenvolver um bom chefe e líder?
  • Como criar uma boa relação entre líderes, chefes e colaboradores?
  • Qual a importância de um líder na carreira dos colaboradores?
  • Como o clima organizacional influencia nas lideranças e chefias?
  • Perguntas frequentes sobre líder e chefe

O assunto é de seu interesse? Então, acompanhe até o final, entenda a diferença entre líder e chefe e como se tornar um gestor melhor!

Leia também:

Quais São As Características De Um Chefe?

Liderança, por vezes, parece um assunto do campo da filosofia, mas ela vai além.

Na verdade, a produção científica sobre o assunto é vasta, com diversos estudos exploratórios buscando definir o que qualifica um líder e um chefe de verdade.

Um deles, em inglês, realizado pela Universidade do Sul da Austrália, nos dá algumas pistas sobre o que caracteriza um Chief Executive Officer (CEO), nome que se tornou popular nas últimas décadas para definir o mandachuva de uma corporação.

Para isso, eles entrevistaram um grupo de 34 diretores de empresas, segundo os quais um CEO deve apresentar três qualidades principais:

  • Ter uma abordagem humanista
  • Ser um “positive thinker” ou seja, pensar positivo
  • Orientação para resultados.

Isso ainda não nos responde qual a diferença entre líder e chefe, mas ajuda a entender o comportamento de ambos.

Vamos ver, então, quais são as características de um líder.

Quais São As Características De Um Líder?

Assumir uma posição de chefia é, sem dúvida, uma grande responsabilidade.

Contudo, chefiar não é o mesmo que liderar, considerando os atributos necessários para cada função.

E se é assim, qual a diferença entre líder e chefe, afinal?

A partir do que vimos anteriormente, as características que definem um chefe se restringem às questões operacionais e estratégicas, ainda que com algum apelo motivacional.

Nesse aspecto, um líder precisa ser ainda mais capacitado para extrair das pessoas o que elas têm de melhor.

Mais ou menos por essa linha seguiram os pesquisadores Jack Zenger e Joseph Folkman.

Decididos a saber o que realmente caracteriza um líder, eles foram a campo para entrevistar mais 300 mil lideranças em empresas de diversos segmentos.

O resultado é uma lista de 10 características fundamentaispublicadas no site (em inglês) da Inc.:

  • Inspirar e motivar os outros
  • Integridade e honestidade
  • Capacidade de resolver problemas e analisar questões
  • Competência para impulsionar resultados
  • Excelente comunicação
  • Habilidade em construir relacionamentos
  • Conhecimentos técnicos de sobra
  • Perspectiva estratégica
  • Estimular o desenvolvimento de outras pessoas
  • Inovação.

Dito isso, então, qual a diferença entre líder e chefe, afinal?

É o que veremos no próximo tópico deste texto.

Qual A Diferença Entre Líder E Chefe?

A diferença entre líder e chefe é, em essência, a capacidade que cada um tem em inspirar e motivar.

Um chefe é capaz de liderar, mas, se não for um líder, essa liderança será baseada apenas na hierarquia.

Já um líder é capaz de incutir nas pessoas a automotivação.

Uma distinção importante deve também ser feita: todos os chefes possuem posição hierárquica de liderança, entretanto, nem todos os líderes ocupam cargos formalmente.

A história nos mostra grandes líderes, como Martin Luther King, que nunca ocuparam posições hierárquicas formais.

O que aproxima chefes de líderes é que ambos lidam com pessoas.

E pessoas são seres complexos, que podem responder à mesma situação das mais variadas formas, de acordo com seu modelo mental.

É nesse ponto que acabam as similaridades, pois a diferença entre líder e chefe é marcante no dia a dia com as pessoas.

líder é aquele que inspira, que consegue enxergar e extrair o potencial de cada membro de sua equipe.

Ele promove um bom ambiente de trabalho, estimula o aprimoramento de sua equipe, busca o seu autodesenvolvimento e sabe que o sucesso de um é o sucesso de todos.

Costuma encarar os seus erros e os dos outros como oportunidades de aprendizado e crescimento.

Também sabe ser firme, mas sem perder a gentileza e o respeito por todos ao seu redor.

Enfim, tem alta capacidade de influenciar as pessoas.

Por sua vez, o chefe gosta de dar ordens e de ser obedecido.

Ele é alguém que aprecia status e poder nas organizações, e os exerce plenamente.

Muitas vezes, chefes são centralizadores e controladores.

Podem ser adeptos do mantra “Manda quem pode, obedece quem tem juízo”.

Como você deve imaginar, isso cria um ambiente de trabalho pouco acolhedor.

atmosfera hostil pode até gerar resultados no curto prazo, mas ele não se sustenta.

A médio e longo prazo, as pessoas tendem a se sentir pouco valorizadas, comprometendo sua performance individual.

Mas nem tudo se resume à atmosfera da empresa quando se trata de liderança.

Existem características essenciais que separam chefes e líderes, já que cada um tem uma abordagem distinta em cada um desses quesitos

Quer entender mais sobre a diferença entre líder e chefe?

Então, confira a lista:

Gestão

Chefes podem ser bons gestores de recursos materiais em razão do foco nos resultados que normalmente apresentam.

Eles são muito bons em cumprir orçamentos, cobrar resultados e direcionar os esforços a fim de atingir metas.

Contudo, em certos casos eles fazem as equipes pagarem um preço elevado, às vezes exigindo das pessoas aquilo que não podem ou não estão preparadas para dar.

Isso não acontece quando um líder está à frente de uma equipe, já que, além dos resultados, ele se orienta também pelo material humano que tem disponível.

Em vez de simplesmente delegar tarefas, ele procura antes saber quem pode fazer o quê para alocar melhor a mão de obra.

Assim, ele consegue fazer com que as pessoas dêem o melhor de si de forma espontânea, transformando a pressão por resultados em motivação genuína.

Processos

Líder e chefe, representados por um homem e uma mulher, de roupa social e olhando para a foto
Chefe x Líder na atribuição de tarefas

modelo 3P de gestão foca nas pessoas, nos produtos e nos processos como caminho para atingir a excelência.

Nesse quesito, também a diferença entre líder e chefe é marcante, a começar pela maneira como eles definem e conduzem os processos gerenciais.

Lembre-se de que processo é tudo o que acontece entre a entrada de uma demanda e a finalização do trabalho, o que implica lidar com as pessoas.

Um chefe se limita a distribuir tarefas, de modo que cada um só faça aquilo que esteja dentro de suas funções e nada mais.

Por sua vez, um líder faz com que as pessoas não só cumpram com as suas rotinas, como também entendam o que está por trás de cada processo.

Comunicação

Quando se fala em diferença entre líder e chefe, a comunicação é um fator decisivo.

Que fique claro que um chefe não é um vilão – aliás, ele pode, em determinadas circunstâncias, apresentar comportamento de líder, mesmo não o sendo.

Mas há um aspecto em que o chefe jamais se iguala a um líder de verdade: a comunicação com as pessoas sob seu comando.

Chefes, em geral, não se preocupam com o tom de voz ao se dirigir às pessoas, tampouco com o teor das mensagens.

Tudo que eles querem é transmitir ordens e pedidos da forma mais clara possível para que sejam atendidos.

Processo diferente acontece com os líderes, que não só buscam uma abordagem mais próxima individualmente, como melhorar a cada dia suas habilidades de se comunicar.

Técnica

Normalmente, chefes são excelentes profissionais na parte técnica, mostrando grande habilidade e domínio sobre suas ferramentas de trabalho, o que é muito bom.

Significa que não há diferença entre líder e chefe nesse ponto, então?

Existe, sim.

Na verdade, seria ainda melhor se os chefes fossem como os líderes que, além de dominar a parte técnica do seu ofício, preocupam-se em passar para os outros aquilo que sabem.

Para um chefe, trabalhar com pessoas que sabem o que ele sabe significa abrir espaço para a concorrência.

Já para os líderes, passar o conhecimento é uma forma saudável de competição e para impulsionar o seu próprio crescimento, aprendendo novas habilidades.

Promoções

Este é outro ponto onde a diferença entre líder e chefe é marcante.

Um líder costuma valorizar sua equipe também no que diz respeito ao plano de carreira.

Ele sente satisfação com o crescimento profissional de um colega subordinado, e não se importa que este venha a superá-lo em termos de cargos e salários quando este é merecedor de fato.

Já um chefe pode se limitar a conceder promoções de maneira a manter a equipe abaixo dele, produzindo da maneira que ele acha adequada e sempre sob seu controle, e há certo temor quando alguém se destaca muito.

Quais Os Benefícios De Ser Um Líder

Ilustração de chefe e líder liderando a equipe em um barco
Ao contrário do chefe, um bom líder inspira e dá o exemplo para que todos trabalhem em prol dos objetivos

Se você entendeu a diferença entre líder e chefe, é possível que saiba o que escolher entre ser líder e ser chefe para seu time.

E, na verdade, são mesmo muitos os benefícios.

Para começar, ele promove um ambiente acolhedor de negócios e o desenvolvimento de pessoas.

Isso permite que os liderados se sintam mais confiantes, acreditando que podem testar coisas novas, se aventurando fora da zona de conforto.

Em contrapartida, o próprio líder identifica que pode ir sempre além com suas ideias.

Ele sabe que pode contar com a lealdade e o entusiasmo de sua equipe para apoiá-lo e ajudar na execução de novos projetos.

Nesse contexto, as decisões são tomadas de forma mais participativa e não no estilo top-down.

E o propósito do negócio, bem como seus valores, serão vivenciados por todos em vez de serem relegados à informação presente em relatórios de investidores e catálogos de clientes.

Enfim, a presença de um líder é decisiva para a criação de um ambiente no qual a confiança mútua permitirá que todos cresçam e exerçam seus talentos e criatividade de forma mais efetiva.

Portanto, a combinação entre líderes e liderados empoderados é muito benéfica para os profissionais e para a empresa.

Ela produz resultados mais exitosos e perenes nas organizações.

Qual Postura Um Bom Líder Deve Ter?

Interessante observar não apenas a diferença entre líder e chefe.

Afinal, até mesmo líderes divergem em suas ações.

Mais à frente, vamos conhecer a fundo os três principais tipos de liderança, cada uma com seus traços peculiares de comportamento.

De qualquer forma, todo líder apresenta uma postura própria, não importa em qual categoria de liderança ele se enquadre.

Ela se manifesta no dia a dia em ações e iniciativas que evidenciam uma postura mais preocupada com os resultados coletivos.

Portanto, se necessário, o líder estará pronto até mesmo para fazer pequenos sacrifícios a fim de preservar o bem estar de todos.

Veja a seguir como ele consegue isso.

Senso De Ética E Comunicação Clara

Líderes jamais agem “por debaixo dos panos”, até mesmo nas situações mais delicadas.

Eles sabem melhor do que qualquer um que os fins só justificam os meios quando isso não coloca em xeque a sua reputação.

Em outras palavras: eles procuram ser sempre transparentes no que fazem, comunicando o que deve ser comunicado a quem de direito, sem subterfúgios.

Um líder pauta sua conduta conforme os mais elevados padrões éticos, mostrando pelo exemplo como agir, mesmo que isso possa gerar consequências para si próprio.

E vale dizer que essa é uma postura fundamental para ser líder e ser chefe.

Incentivar A Auto-Organização

A postura de um chefe é, via de regra, demasiadamente controladora.

Para ele, estimular a capacidade de cada um de se organizar é algo a evitar, já que colocaria em risco sua “autoridade”.

Mal sabe que equipes capazes de se autogerir entregam resultados melhores e em menos tempo.     

Um líder sabe disso e procura sempre incentivar as pessoas a organizarem suas rotinas da forma que funcionar melhor.

Estar Aberto A Novas Ideias

Líder feminina de roupa social
Diferenças na autogestão de um chefe e de um líder

Estar ou não aberto a novas ideias ajuda a entender a diferença entre líder e chefe.

Inclusive, o temor que os chefes têm da autogestão pode se manifestar também em relação à inovação, principalmente a do tipo disruptiva.

Funcionários com novas ideias seriam um “perigo”, já que, assim, eles poderiam evidenciar possíveis fraquezas de uma chefia potencialmente atrasada.

Com os líderes é diferente porque eles vêem a inovação não como um obstáculo pessoal, mas como um impulso para o desenvolvimento da empresa, das pessoas e de si mesmos.

Eles têm a mente mais aberta e, por isso, sabem que inovar é hoje uma exigência para que um negócio se mantenha competitivo.

Incentivar O Crescimento Profissional

Ser líder e ser chefe é ser responsável pelo time.

Porém, certos tipos de chefe entendem que o crescimento de um funcionário deve ser freado para que assim ele não venha a ter que lidar com um concorrente.

Esse pensamento mesquinho não combina com um líder, já que é seu papel estimular o desenvolvimento individual e profissional das pessoas que comanda.

Líderes preparados não temem “concorrentes” porque eles mesmos estão em constante aperfeiçoamento.

Isso os torna seguros o bastante para não ver ameaças nas pessoas que crescem, mas potenciais parceiros de negócios no futuro.

Tipos De Liderança

Ilustração de chefe e líder a frente de uma equipe que está a seguindo
Além da diferença entre chefe e líder, existe também a diferenciação entre os próprios líderes

Como mencionamos antes, não existe apenas a diferença entre líder e chefe, mas também entre os próprios líderes.

E a verdade é que são muitos os tipos de liderança que podem ser identificados nas organizações.

Entre os mais comuns, estão:

  • Liderança Autocrática: muito alinhada com as características que foram elencadas para o chefe. Ou seja, tomada de decisão individual, comportamento controlador e baseado em comandos
  • Liderança Liberal: é o oposto do autocrático, pois há uma participação mínima do líder. Ele quase não interfere ou controla os trabalhos operacionais do grupo. O cuidado que se deve tomar com essa postura é o de entender o estágio de maturidade na função de cada pessoa da equipe. Para alguns, essa postura poderá ser entendida como falta de suporte ou apoio da liderança
  • Liderança Democrática: nesse tipo de liderança, as decisões são participativas. Tudo é decidido pelo grupo. O líder, então, atua como um facilitador.

Teste: Saiba Se Você É Um Líder Ou Um Chefe

A partir de tudo o que leu até aqui sobre a diferença entre líder e chefe, com qual perfil você se identificou mais?

Conhecendo apenas as características principais, talvez você tenha a impressão de que está no caminho certo para ser um líder.

Contudo, há sempre uma distância entre o conceito e as nossas atitudes.

É para ter uma visão mais clara que um rápido teste sempre ajuda.

Que tal ler as questões abaixo e refletir sobre as suas ações com uma resposta sincera?

  • Você procura receber e dar feedbacks para sua equipe frequentemente?
  • Você dá o crédito para as pessoas que realizaram o trabalho, pensando na cadeia como um todo, e não apenas em seus subordinados diretos?
  • Você costuma contratar funcionários com perfis diferentes do seu, mas com propósito em comum?
  • Você costuma ouvir atentamente todos os envolvidos em uma situação de conflito?
  • Você dá abertura para que as pessoas acessem você e troquem ideias dentro e fora da empresa?
  • Você é o primeiro a saber quando algo dá errado?

Essa última questão é primordial!

Se os seus colaboradores e pares procuram você para compartilhar uma situação ruim assim que ela acontece, a chance de você ser um líder é grande.

Agora, se você sempre é o último a saber de tudo, já sabe: melhor parar e começar a trabalhar já em seu desenvolvimento de liderança.

Caso queira fazer outro teste online para conferir essas e outras situações, acesse este link e veja se você está ou não no caminho certo para ser um líder.

13 Passos Para Você Se Tornar Um Líder De Sucesso

Ilustração de bonecos de chefe e líder com o primeiro da fila se destacando pela cor laranja
Outra diferença entre o chefe e o líder de sucesso é a dedicação, inspiradação, assumir responsabilidades e auxiliar no que for preciso

Depois de ver a diferença entre líder e chefe, você já identificou que prefere seguir pelo segundo caminho, não é mesmo?

Agora, a questão é entender como fazer isso.

Confira abaixo alguns passos importantes que você deve adotar, não necessariamente de forma linear, para evoluir nessa jornada.

1. Demonstre Interesse Genuíno Pelas Pessoas

Pode soar até estranho, quiçá engraçado para alguns, mas sem essa característica é impossível ser um bom líder.

Entenda da seguinte forma: líderes devem possuir um vasto repertório de interação com outras pessoas.

Se você tem horror a interações pessoais, pode começar a trabalhar nisso já – ou esquecer a ideia de liderança.

2. Seja Empático

Um líder procura ouvir e observar atentamente cada indivíduo.

Então, siga o exemplo e tente compreender as dores, necessidades e desejos daqueles que trabalham com você.

3. Crie Conexão

Se você trabalhou bem os dois primeiros pontos, com certeza ganhou a confiança de seus colaboradores e pares.

Com isso, criou conexão.

A conexão gera abertura e fomenta um relacionamento transparente e honesto.

Isso fortalece qualquer líder.

4. Seja O Exemplo

Parece até redundante voltar a esse tópico, mas não custa lembrar: suas atitudes falam muito de você.

Quantas vezes você viu um chefe dando sermão sobre um tema, mas, no minuto seguinte, ele fez o oposto do que pregou?

Tem até um ditado popular para isso: casa de ferreiro, espeto de pau.

Para muita gente, inclusive, dar o exemplo é a principal diferença entre líder e chefe no dia a dia.

5. Identifique E Trate Os Conflitos

Chefe e líder em confronto, um de frente para o outro
A postura autoritária que por vezes gera conflitos está mais alinhada ao chefe do que ao líder

Ao observar cada indivíduo, você consegue perceber quando há algo estranho ou incomum acontecendo.

O melhor é identificar rapidamente o problema e trabalhar diretamente com os envolvidos.

Lembre-se: assuntos mal resolvidos vão minando gradativamente o ambiente de trabalho.

6. Preze Por Um Ambiente De Trabalho Saudável

Seguindo na linha do tópico anterior, é importante ter um bom clima organizacional.

Bons líderes são hábeis em manter o equilíbrio entre pressão por resultados versus anseios e dilemas do cotidiano.

7. Ofereça Segurança Emocional Ao Time

humanização da liderança é ainda um desafio dentro das organizações, especialmente para gestores que não entendem a diferença entre líder e chefe.

Porém, quanto antes você chegar a esse estágio, maior conforto emocional seu time terá.

Isso gera maior segurança nas pessoas e as ajuda a trabalhar com foco e produtividade.

8. Tenha Coragem

Como já dito, bons líderes têm coragem e se arriscam – mas de forma calculada.

Eles tomam decisões enquanto todos estão paralisados, quebram paradigmas e exploram novidades.

9. Assuma Responsabilidades

Existem assuntos com os quais você não precisa se envolver e deve delegar.

Por outro lado, temas como administração estratégica e gestão de pessoas são de sua responsabilidade.

Esses são indelegáveis, portanto.

10. Seja Um Facilitador

Faça perguntas abertas, leve seu time à reflexão, deixe-os apresentar soluções, mantenha-os com foco e incentive a participação e interação.

Você só tem a ganhar.

11. Dê Abertura E Seja Flexível

Você já viu antes que a flexibilidade aparece como característica que ajuda a explicar a diferença entre líder e chefe.

Então, desapegue de suas crenças e aceite as mudanças.

Tudo isso irá colaborar para que a inovação e a criatividade encontrem espaço na sua equipe.

12. Trabalhe Sua Inteligência Emocional

Se você perde o controle mediante um cenário de crise, cartão vermelho!

Independentemente do cenário, líderes devem buscar o autocontrole para poder trabalhar soluções com sua equipe.

Difícil? Pode até ser, mas a partir de técnicas como o mindfulness, você pode encontrar as respostas – e a tranquilidade – que procura.

13. Trabalhe Com Metas E Estratégias Claras

Para não ser pego facilmente por surpresas, planejamento é fundamental.

O cenário pode mudar, imprevistos podem tentar lhe surpreender, mas tenha sempre acordadas diretrizes que sirvam de norte para o time, mesmo quando situações extremas ocorrerem.

Afinal, Como Desenvolver Um Bom Chefe E Líder?  

Tudo que vimos até aqui sobre a diferença entre líder e chefe só comprova uma coisa: líderes podem ser bons chefes, mas o contrário nem sempre acontece.

Ou seja, quem lidera bem será um bom chefe, o que faz da liderança uma qualidade indispensável para quem ocupa posições de comando ou de alto escalão.

Mas não é do dia para a noite que um chefe vai se transformar em um líder.

Para desempenhar bem as duas funções, ele precisará antes se qualificar, moldando não só suas competências como o seu próprio caráter.

Algumas ações nesse sentido são:

  • Estudar e se aperfeiçoar sempre
  • Exercer a empatia na comunicação
  • Dar feedbacks e estimular as pessoas a fazer o mesmo
  • Procurar entender as motivações individuais de cada um
  • Direcionar seus talentos e os das pessoas a sua volta
  • Aprender a passar o que sabe como forma de autodesenvolvimento.

Como Criar Uma Boa Relação Entre Líderes, Chefes E Colaboradores?

Chefe e líder de roupa social interagindo com notebook
O relacionamento em organizações que possuem chefes e não líderes raramente é produtivo

Empresas nas quais há chefes, mas não líderes, costumam ter dificuldades para alcançar bons resultados porque, nelas, o relacionamento raramente é produtivo.

É comum, por exemplo, existir a “rádio peão” ou “rádio corredor”, uma espécie de canal obscuro no qual impera a fofoca e a maledicência.

Um ambiente assim é sempre nocivo, já que faz as pessoas se sentirem inseguras.

Para que isso não aconteça, é fundamental investir na já destacada cultura do feedback, bem como em canais institucionais em que todos possam se expressar livremente.

Qual A Importância De Um Líder Na Carreira Dos Colaboradores?

Muito além de delegar tarefas e dar ordens, um líder serve como modelo e inspiração para as pessoas sob sua responsabilidade.

Pense agora mesmo na posição em que está na carreira.

Certamente há pelo menos um profissional em quem você se inspirou para ser o que é hoje, certo?

Esse é, no final das contas, o papel mais importante de uma liderança.

Orientar pelo exemplo, melhorando o ambiente de trabalho, de modo que as pessoas em volta se sintam estimuladas a se espelhar em seu comportamento.

A diferença entre líder e chefe é muito clara nesse sentido.

Por isso que os verdadeiros líderes são tão valorizados no mercado.

Como O Clima Organizacional Influencia Nas Lideranças E Chefias?

A presença de lideranças inspiradoras gera reflexos nos âmbitos individual e coletivo.

Elas são a base na qual uma empresa pode assentar a mudança da própria cultura, a começar pelo clima organizacional.

Afinal, dificilmente uma empresa repleta de chefes terá um ambiente leve e estimulante para o desenvolvimento das pessoas.

Pelo contrário, nessas organizações, o clima tende a ser opressivo, com pessoas ressabiadas e inseguras quanto ao seu futuro.

Claro que clima e liderança é uma via de mão dupla, um exercendo influência sobre o outro.

No entanto, quando se investe em formar líderes inspiradores e éticos, é quase inevitável a melhora no ambiente de trabalho.

Perguntas Frequentes Sobre Líder E Chefe

Este artigo aborda a diferença entre líder e chefe e o papel de cada um no desenvolvimento de colaboradores e nos objetivos de uma empresa.

Muito já foi dito, porém, é possível que você ainda tenha alguma dúvida ou precise relembrar algum conceito.

É para ajudar nesse sentido que respondemos abaixo as questões mais frequentes sobre o tema.

Qual O Perfil De Um Chefe?  

Um chefe se caracteriza por ser, essencialmente, um distribuidor de tarefas e supervisor de funções.

Via de regra, ele se aproxima mais da figura de um burocrata, alguém que preza a eficiência em detrimento das relações humanas.

Como Saber Se Você Tem Perfil De Líder?

Existem algumas soft skills, ou seja, habilidades inatas que caracterizam um líder.

Algumas delas são:

  • Facilidade para envolver as pessoas em suas ações de forma honesta e verdadeira
  • Capacidade de motivar pelo exemplo
  • Priorizar as ações em vez das palavras
  • Motivação para o aprendizado e autoconhecimento

Qual Seria O Chefe Ideal?

O chefe ideal é aquele que busca se desenvolver até que se torne um líder de verdade.

Portanto, ser chefe é uma condição que deveria ser temporária, já que a liderança é uma competência considerada mais nobre.

Conclusão

Chefe e líder fazendo explicações de projetos para a equipe
A capacidade de inspirar pelo exemplo é outra diferença entre líder e chefe nas empresas

Neste artigo, apresentamos a diferença entre líder e chefe, suas semelhanças e características no comando de equipes de trabalho.

Após todas as informações e dicas que conferiu, você está mais bem preparado para identificar o caminho a seguir para ser um bom líder.

Como já dizia John Calvin Maxwell, “liderança não é sobre títulos, cargos ou hierarquias. Trata-se de uma vida que influencia outra”.

E isso não é fácil: requer dedicação, esforço diário, resiliência e paixão.

Agir no automático e vencer pela hierarquia no dia a dia pode ser mais prático e rápido.

Porém, a reflexão necessária é:

  • Em que tipo de empresa você quer trabalhar?
  • Com que tipo de pessoas você quer conviver boa parte do seu dia?

Você espera contar com um time motivado, engajado e de alta performance, ou com um grupo desanimado, sem energia e com baixa produtividade?

Sua resposta é fundamental nessa decisão.

Ao decidir ser um líder, você abre caminho para se diferenciar – até porque de chefes ultrapassados o mundo ainda está cheio.

Quer se aprofundar no tema? Conheça alguns cursos que a Fundação Instituto de Administração (FIA) oferece para a sua especialização:

Gostou do texto sobre a diferença entre líder e chefe?

Aproveite para deixar seu comentário abaixo e compartilhar o artigo em suas redes sociais.

Se ficou com alguma dúvida ou deseja mais informações, entre em contato conosco.

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