Como vender mais usando o WhatsApp?
Como vender mais usando o WhatsApp?
Vendas usando o WhatsApp: será essa uma boa oportunidade para você?
Vender usando o Whatsapp se tornou algo comum entre as empresas atuais. E não é à toa esse processo. O WhatsApp é uma das melhores ferramentas para aumentar as vendas e automatizar o atendimento digital.
No entanto, grande parte dos donos de empresas ainda não conseguem usar essa ferramenta no mundo dos negócios da forma mais apropriada.
Acontece que o envio de mensagens rápidas, o uso intuitivo e os inúmeros recursos disponíveis são uns dos grandes atrativos que fazem seu cliente se apaixonar pelo app. E são esses também os pontos a serem usados ao seu favor.
Por isso, é fundamental seguir alguns passos para profissionalizar seu atendimento neste aplicativo. E é aqui te te ajudamos com algumas dicas para melhorar suas vendas pelo app.
5 Dicas para melhorar seu atendimento e vender usando o WhatsApp
1. Utilize o WhatsApp Business
O WhatsApp Business é uma versão do app voltada a empresas, especialmente negócios individuais e de menor porte.
Ele possui uma série de funcionalidades ótimas para você vender mais usando o WhatsApp, a começar pela possibilidade de uso do telefone fixo para registro. Pode parecer um detalhe bobo, mas faz bastante diferença para os clientes que já mantêm contato com você.
Com um perfil comercial, o usuário que conversa com você sabe que está falando com uma empresa.
Isso exige a sua atenção quanto ao preenchimento do perfil, já que ele funciona como um cartão de visitas.
Além disso, você conta com uma interface diferente, incluindo sugestões de mensagens automáticas como resposta, algo como “Olá! Como posso ajudar?”.
2. Dedique-se ao atendimento no Whatsapp
Um cliente que envia uma mensagem para uma empresa quer uma resposta rápida. Caso contrário, comprará com a concorrência. Um dos maiores erros das empresas que investem no WhatsApp é não dar a devida atenção para a ferramenta.
Algumas organizações divulgam o contato, mas não deixam um colaborador exclusivamente para esse tipo de atendimento. Outras sequer divulgam o contato novo.
Portanto, treine uma pessoa do seu time para que ela aprenda como lidar com o seu público e, se possível, a deixe focada no Whatsapp.
3. Prefira listas de transmissão e não grupos
Já é de conhecimento geral que o WhatsApp não vê com bons olhos aqueles que fazem disparos massivos de mensagens. Correndo inclusive o sério risco de bloqueio permanente do número e da conta.
O WhatsApp, no entanto, permite que você crie listas de transmissão para enviar a mesma mensagem para até 256 contatos. Isso é muito legal porque você consegue a atenção do seu cliente que vai acabar vendo sua mensagem de uma forma ou de outra.
Mas que fique claro: É importante usar do bom senso para enviar as mensagens na lista de transmissão.
Ofereça conteúdo relevante ao cliente e as vendas ocorrerão naturalmente. Mande por exemplo, o status da compra de seu cliente, ou a segunda via do boleto daqueles que estão atrasados.
Cabe ressaltar que para criar uma lista de transmissão é importante que as pessoas tenham o seu contato salvo no celular e você tenha também os contatos delas salvo no seu aparelho.
4. Construa audiência via Instagram e Facebook
Uma dica que deixamos aqui é que você faça publicações nas redes sociais que capturem o contato do cliente e que façam com que eles gravem o seu número no celular.
Um exemplo, é a seguinte publicação “Entre em contato conosco no WhatsApp +55 XX XXXXX-XXXX e envie o código #promo para ganhar 20% de desconto na nossa loja.”
Para enviar a mensagem o cliente terá que salvar o seu contato.
Essa estratégia se chama “Confirmação dupla”, onde o cliente confirma o interesse no seu negócio 2x, uma pela rede social (Instagram ou Facebook) e outra no WhatsApp.
Tente só não ser inconveniente e ficar enviando várias mensagens para que a sua estratégia repercute de forma negativa nos olhos do cliente.
5. Automatize seus processos
A dica de ouro que damos é essa! Uma hora ou outra chegará o ponto em que você precisa ser mais eficiente no seu atendimento digital. A automação é uma excelente forma de conseguir isso.
Isso porque você pode contar com uma solução que esteja disponível assim que seu cliente falar com você, colhendo também dados e métricas para otimizar o seu atendimento.
Além disso, quando bem feitas, podem até qualificar e distribuir seu cliente de acordo com o departamento correto. Respondendo, ainda, aquelas demandas repetitivas.
Isso, por si só, já é uma grande ajuda para seus atendentes, que poderão se focar mais em lidar com o seu cliente do que repetir processos e respostas maçantes.
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