Venâncio Mondlane solicita adiamento de audiência à PGR
Venâncio Mondlane solicita adiamento de audiência à PGR
O ex-candidato presidencial Venâncio Mondlane solicitou, hoje, à Procuradoria-Geral da República que adie a audiência marcada para segunda-feira, propondo que a mesma seja remarcada para amanhã.
A informação foi confirmada por uma fonte da Procuradoria-Geral, que revelou à TV Sucesso que Mondlane enviou um representante para formalizar o pedido.
Mondlane, que foi o segundo candidato presidencial mais votado nas últimas eleições, deve ser ouvido pelo Ministério Público no âmbito de um processo-crime instaurado contra si, relacionado com os protestos pós-eleitorais que liderou a partir do exterior no ano passado.
Desde 7 de Março, o ex-candidato encontra-se fora do país, após uma alegada tentativa de assassinato perpetrada pela Unidade de Intervenção Rápida. A polícia, por sua vez, refutou as alegações de Mondlane.
O ex-candidato procurou asilo fora de Moçambique desde 21 de Outubro de 2024, após um incidente durante uma conferência de imprensa na praça da Organização da Mulher Moçambicana, em Maputo, onde jornalistas foram atingidos por balas de gás lacrimogénio. Este episódio ocorreu apenas dois dias após o assassinato do seu advogado, Elvino Dias, e do assessor do Partido Optimista para o Desenvolvimento de Moçambique (PODEMOS).
Durante o período em que Mondlane esteve no exterior, a situação em Moçambique deteriorou-se, com relatos de mais de 350 mortes, conforme dados da Plataforma Eleitoral Decide, e mais de 500, segundo o Centro para Democracia e Direitos Humanos.
Além do processo-crime, Mondlane enfrenta também um processo cível. Após ter regressado a Moçambique a 9 de Janeiro, o ex-candidato fez questão de afirmar que o seu objectivo era desmantelar a narrativa de que estaria a fugir da justiça moçambicana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário