Como Criar Conteúdo Impactante no Instagram e Ganhar Seguidores
Como Criar Conteúdo Impactante no Instagram e Ganhar Seguidores
Atualmente, é pouco provável que a sua marca não tenha um Instagram; na verdade, a rede social vem se desenvolvendo tanto nos últimos anos, que algumas marcas iniciam sua história ou existem apenas na rede de fotos e vídeos.
Com mais de 1 bilhão de usuários ativos, o Instagram é uma das principais redes sociais para desenvolver o senso de comunidade, criar estratégias de marketing de influenciadores, lançamentos de novos produtos, consumir e criar conteúdo, entreter-se e socializar.
Dados mostram que a rede movimenta mais de 500 milhões de usuários ativos diários, que acessam o Instagram globalmente. Por isso, se você ainda não tem, já é hora de criar um Instagram e dar os primeiros passos nessa rede social que cresce dia após dia.
Se o seu objetivo é ter sucesso na rede social, continue a leitura deste artigo. Você verá:
- qual a importância do Instagram para sua estratégia de Marketing?;
- como criar um Instagram?;
- estratégias de criação de conteúdo no Instagram;
- como ganhar seguidores no Instagram?;
- como fazer uma conta comercial no Instagram?;
- como ganhar dinheiro no Instagram?;
- quais são os recursos do Instagram?
Qual a importância do Instagram para sua estratégia de Marketing?
Antes de mais nada, como você viu na introdução deste artigo, o Instagram é uma das redes sociais que mais vem ganhando destaque nos últimos anos. Mesmo com a popularização de uma “rede social concorrente” – o TikTok – a rede da Meta segue sendo uma das preferidas dos usuários.
Afinal, 30,94% dos usuários de redes sociais no mundo utilizam o Instagram, passando mais de 29 minutos por dia na rede social. O tempo pode parecer pouco, mas estamos falando de mais de 1 bilhão de usuários.
Logo, entendemos que o Instagram é – na verdade – uma poderosa ferramenta de comunicação, onde podemos alcançar cada vez mais pessoas através de algo muito simples – nossa capacidade de entregar a elas algo que seja do seu interesse.
Por isso, a criação de conteúdo para o Instagram se faz necessária na estratégia de marketing digital das empresas. E, não podemos negar, que essa é uma ação que pode auxiliar as marcas a alcançarem seus objetivos de negócio.
Benefícios de criar conteúdo para o Instagram
O Instagram é uma rede social de amplo alcance, que consegue “mesclar” diferentes idades, gêneros e grupos diferentes, em espaços diplomáticos onde diferentes formatos de conteúdo podem ser utilizados. Por isso, algumas das maiores vantagens de utilizar essa plataforma são:
- facilidade para alcançar sua audiência: inevitavelmente, parte da sua audiência está no Instagram – essa pode não ser a rede social preferida do seu público, mas ele certamente está lá e, se você não estiver, o concorrente está;
- possibilidades de alcançar novos públicos: muitas vezes, você conhece a sua persona, mas ainda não faz ideia da dimensão que seu produto ou serviço pode chegar – o Instagram é o local ideal para encontrar novos públicos e descobrir aqueles que se interessam pela sua marca;
- facilidade de acesso: o Instagram é uma plataforma fácil de ser utilizada, com diferentes formatos de conteúdos que te ajudam a encantar a audiência de diversas formas;
- funcionalidades além do perfil: atualmente, o Instagram possui diversas funcionalidades para ampliar sua presença, como os Canais do Instagram, as Assinaturas do Instagram e o Reels.
Como Criar um Instagram
A maneira tradicional de criar um Instagram é por meio dos smartphones ou tablets. Caso você esteja acompanhando este artigo via desktop, saiba que também é possível se cadastrar e utilizar pelo seu navegador, acessando o site do Instagram.
Passo 1: Baixar Instagram no Celular ou Tablet
O procedimento padrão para usar a rede social é baixar o aplicativo na App Store ou na Google Play. Faça o download e cadastre-se utilizando o seu telefone ou e-mail. Se preferir, logue com a sua conta do Facebook.
Passo 2: Instagram no PC
Apesar de ter sido originalmente criado para ser utilizado em dispositivos móveis, como já citamos, é possível utilizar em seu computador, na versão desktop. Basta acessar o site do Instagram e navegar entre os conteúdos das pessoas que você segue e tanto gosta de acompanhar.
Nessa versão, é possível utilizar a rede social da mesma forma que em seu smartphone, com exceção de uma atividade: não é possível publicar.
Isso porque o Instagram preza pela valorização do momento presente, como o próprio nome já diz, pelo “instante”, pelo agora. Dessa forma, a publicação é realizada somente pelos dispositivos móveis — o que não é um problema para os criadores de conteúdos.
Empresas que desejam facilitar a publicação e o agendamento de posts podem contratar softwares para serem utilizados do computador. Mas, se você administra somente a sua conta ou poucos perfis, pelo seu próprio smartphone conseguirá publicar e terá o apoio do PC para gerir o que precisar ou somente para navegar.
Passo 3: Identifique sua persona no Instagram
As redes sociais da sua empresa precisam fazer parte da sua estratégia de marketing, logo, elas devem ter um propósito; ele pode ser gerar mais leads ou alcançar mais clientes, mas existem outros também.
O importante é que, independentemente do objetivo, você só conseguirá alcançá-lo conhecendo a sua persona.
Entenda quem é o seu público, como ele se comporta na rede social e quais são os conteúdos que ele costuma interagir: são mais vídeos? Qual o tom desses conteúdos? Ele costuma comentar ou compartilhar?
Todas essas informações são relevantes e você deve traçar e anotar no perfil da sua persona, para identificar o próximo passo:
Passo 4: Defina seu objetivo/propósito no Instagram
Muitas pessoas podem estar começando o Instagram para trabalhar como criador de conteúdo e tornar-se um influenciador digital, ou está procurando desenvolver o perfil de uma marca para alcançar mais vendas.
Entender qual é o objetivo da sua marca e onde você quer chegar com a utilização do Instagram é fundamental para começar a criar conteúdo relevante e de valor para a sua audiência.
Estratégias de Conteúdo no Instagram
Cada rede social possui suas próprias regras, características e opções para que o usuário – seja ele uma marca ou um criador de conteúdo – possa trabalhar e alcançar seu público.
No caso do Instagram, estamos falando de uma das redes sociais mais amplas para investir na criação de conteúdo.
O conteúdo para Instagram é criado, principalmente, por aspectos visuais – o que oferece uma série de possibilidades para diferentes empresas com diferentes nichos. Atualmente, a rede conta com os seguintes formatos:
- Instagram Feed: publicações que ficam disponíveis no seu perfil em formato de imagens ou vídeos e podem ser encontradas pelos usuários por meio da pesquisa ou na tela inicial do aplicativo;
- Instagram Stories: publicações em formato de vídeo ou imagem que ficam disponíveis para seus seguidores por 24 horas e com as quais eles podem interagir;
- Instagram Reels: publicações em vídeo que ficam disponíveis em um feed separado, que induz a “rolagem” infinita e onde os usuários podem encontrá-lo mesmo sem seguir seu perfil.
- Instagram Live: conteúdo de até um hora, no formato de vídeo, que é “entregue” para o usuário em tempo real.
Recursos do Instagram
Além desses, o Instagram atualmente possui diversos recursos para aumentar o tempo de uso dos usuários e aproximar as pessoas e as marcas. Alguns desses recursos são:
- Assinaturas do Instagram: formato de streaming de um perfil, no qual os usuários que optam por pagar um valor para determinado perfil recebem conteúdos inéditos daquele usuário;
- Canais do Instagram: com a tendência das mensagens diretas, o Instagram investiu na criação de “canais de transmissão”, nos quais os usuários podem se conectar e receber novidades das marcas em 1º mão;
- Meta Verified: possibilidade de tornar o perfil verificado e ter acesso a mais recursos, com o pagamento mensal de uma assinatura;
- Instagram Shopping: possibilidade de cadastrar e disponibilizar a venda dos produtos de uma loja diretamente no Instagram;
- Hashtags: ajudam a associar o conteúdo a um ou vários temas, aumentando seu alcance e facilitando que mais pessoas o encontrem.
Como produzir conteúdo para o Instagram?
O primeiro passo para produzir conteúdo no Instagram é entender que cada formato de conteúdo possui algoritmos específicos e fatores que interferem no seu alcance e engajamento. Nós temos um conteúdo completo sobre esse assunto, mas basicamente esses são os principais:
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