Ainda é possível ganhar dinheiro com Google AdSense?
Muitos talvez digam que o auge dos blogs lucrativos com o AdSense acabou, ou que mesmo no auge do fervor, relativamente poucos blogueiros alcançaram o sonho de uma alta renda passiva com o AdSense. Mas, isso não é bem verdade, ainda é possível ganhar dinheiro com Google AdSense!
Nos últimos meses tornou-se comum alguns blogueiros ou profissionais de marketing falarem mal do Adsense e não recomendarem como forma de monetizar um blog ou um site, confesso que isso me chateou demai.
Olá, sou Valdene Rodrigues, tenho blogs monetizando com Google Adsense há mais de 15 anos e hoje vou lhe passar um pouco da minha experiência e dar a minha opinião sobre esta que é uma das formas de monetização mais antigas do marketing digital, espero que muitos dos que criticam, mudem de opinião ou revejam seus conceitos errados.
Quando o Adsense Começou
Depois que terminei a faculdade, fui passar uma temporada nos Estados Unidos onde conheci uns amigos nerds que não saiam da frente do computador, e o que me deixava desconfiado, é que o papo havia mudado… agora só se falava em ganhar dinheiro na internet, e um tal de Google Adsense era a mágica para isso, isso lá em 2004.
Como me formei em Administração e Marketing, sempre fui ligado em novas tecnologias e estratégias para alavancar vendas e tornar o marketing mais interessante, até que um dia, assim como eles, resolvi criar um site gratuito no Blogger (plataforma do Google para quem deseja ter um blog de graça). Sim, na época para consegui uma conta de Adsense, bastava ter um blog ativo no Blogger; como eles estavam começando, precisavam de editores e sites para expor seus anúncios.
Na época, o Google não era tão mão de vaca como é hoje e pagava mais de 80% sobre o valor do clique, ou seja, se um clique valia 1 dólar, você ganhava 0,80 por este clique.
As opções de tráfego não eram muitas e para gerar um bom volume de acessos você precisava criar um blog nos nichos mais populares como finanças, automóveis, turismo, entre outros. Para mim tudo era um teste e resolvi criar um blog sobre “seguros”, após longas horas procurando uma palavra-chave com alto CPC (Custo Por Clique), finalmente encontrei a palavra “insurance” (seguros em inglês) que pagava em média U$ 2,40 por clique.
Passei uma semana produzindo conteúdos sobre seguros e sempre focava na palavra-chave mais forte (Insurance). Como havia poucas opções, o Google rapidamente posicionou meu artigo na primeira página, e por se tratar de um artigo bem grande e mais completo, em 15 dias estava na primeira posição para uma página que recebia em média 200 visitas por mês.
Lembro que era um domingo a tarde, quando resolvi ver como estava minha conta no Adsense, e daí tive uma agradável surpresa, no dia anterior, sábado, eu havia ganhado U$ 26,70 por apenas 11 cliques no meu artigo sobre seguros. Caramba, eram 2,42 por cada clique, o que na época era o TOP dos CPCs. Agora eu tinha um bom nicho, uma boa lista de palavras-chave poderosas e lucrativas, foi aí que eu percebi que o negócio podia ser lucrativo e uma ótima fonte de renda passiva se eu focasse alguma horas por semana e levasse a sério, como um trabalho normal.
Neste mesmo mês, eu faturei 650 dólares com este site, mais de 400 apenas com a palavra chave Insurance. Nos meses que se seguiram, eu consegui manter um uma média de 600 a 800 dólares, que pra mim era fantástico, pois, dedicava apenas algumas horas durante a semana.
De lá pra cá, o Google Adsense mudou, foram criadas várias regras, políticas e quantidade de fraudes também cresceu. Enquanto eu ainda tenho a minha velha continha de 2004, tem gente que não consegue manter a mesma conta por um mês, sem que esta seja banida pelo Google.
Hoje o Google se tornou a fonte de tráfego mais poderosa da internet, são bilhões de pesquisas todos os dias e milhões de anunciantes em todos os segmentos, o que na prática deveria ser mais fácil ganhar dinheiro com Google Adsense. Mas, é aí que tudo muda…
A realidade de ganhar dinheiro com Google AdSense
A dura verdade de como ganhar dinheiro com Google AdSense, é que ele requer um tráfego extremamente alto. O AdSense é gratuito e fácil de configurar, mas o verdadeiro trabalho consiste em descobrir como obter o tráfego que o torna lucrativo. Portanto, a verdadeira questão é: você ainda pode obter alto tráfego em um blog ou site?
A resposta é sim – mas, poucas pessoas conseguem isso e, a partir daí, colocam a culpa no Adsense, que não serve mais.
Há mais competição por períodos de atenção online do que nunca e os métodos para direcionar o tráfego para um site são mais complicados do que costumavam ser. Portanto, embora a resposta seja tecnicamente “sim”, vamos dar uma olhada mais profunda nas advertências.
Gerar tráfego é um investimento de tempo
Você não pode configurar um site do AdSense com bom desempenho em questão de dias ou semanas. Leva um certo tempo e esforço para construir o tráfego.
Você precisará projetar e configurar um site atraente, mas também precisará criar conteúdo para preenchê-lo (falaremos mais sobre isso em breve). Esse conteúdo deve ser de alta qualidade e precisa ser publicado constantemente, então você vai gastar muito tempo simplesmente escrevendo e publicando. O trabalho nunca termina – você não pode simplesmente escrever um monte de conteúdo e encerrar o dia. Você precisa de um fluxo constante de novas postagens para manter os visitantes de seu site.
O SEO é outro fator que consome muito tempo para atingir os resultados. O mundo de SEO de hoje é complexo e está em constante mudança – é por isso que muitas pessoas fazem da compreensão do SEO seu trabalho em tempo integral. Se você quiser ganhar dinheiro com Google AdSense e ter de de fato uma renda satisfatória, precisará ter conhecimento um pouco mais avançado de SEO e criar ótimos conteúdos (uma boa dica é contratar uma empresa especializada para isso, a Fábrica de Artigos tem ajudado milhares de pessoas nesta questão).
E, a princípio, nenhum tempo gasto é pago. A construção de um site com bom tráfego leva muitas horas antes de você ver seu primeiro pagamento do AdSense cair na sua conta – e esse primeiro pagamento provavelmente será minúsculo. Você estará efetivamente aceitando um emprego não remunerado na esperança (não na garantia) de que isso acabará resultando em uma renda estável.
Você vai precisar de muito conteúdo?
Para responder à sua pergunta “quanto conteúdo”, a resposta curta é: muito. E não apenas você deve criar muito conteúdo consistente, mas precisa ser preciso, longo e aprofundado para agradar aos algoritmos do Google (que são essenciais para o seu tráfego).
De acordo com o HubSpot, se você deseja maximizar o tráfego orgânico, deve postar de três a cinco vezes por semana. E, em 2018, Neil Patel (Um dos grandes especialistas em marketing digital) escreveu que você precisaria de pelo menos 400 postagens antes que seu tráfego se tornasse sustentável (esse número é quase certamente maior agora). Então, de acordo com os especialistas, você pode postar um artigo todos os dias durante um ano e ainda não ver um tráfego alto sustentável. Algumas pessoas tiveram sucesso com menos postagens, mas não é comum.
Seu conteúdo não será rápido e fácil de escrever, já que cada postagem precisa ser otimizada para SEO, bem escrita e detalhada o suficiente para deixar o Google feliz. Postagens de baixa qualidade, muito curtas ou repletas de palavras-chave podem realmente prejudicar seu tráfego.
Tentar criar sozinho tantos conteúdos de qualidade antes de receber um pagamento do Google, pode não ser uma realidade para muitas pessoas. E isso é apenas conteúdo para o seu próprio site, supondo que você também não esteja gerando tráfego escrevendo para sites parceiros (Guest posting) ou posts de mídia social.
O nicho certo é difícil de encontrar
Bons nichos são populares e únicos – atraem públicos específicos e são diferentes o suficiente do mainstream para se destacarem. No entanto, é extremamente difícil prever o que se tornará popular online.
Tentar atingir nichos lucrativos é em grande parte uma questão de adivinhação. Muitos blogs e sites notoriamente lucrativos estão em nichos que agora estão saturados, como comida ou paternidade. Se você quer ganhar dinheiro nesses nichos, precisa de um ângulo realmente único e de um conteúdo incrível que ressoe com um público específico.
Os melhores nichos também incluem coisas que as pessoas pesquisam regularmente online e têm como alvo leitores que têm dinheiro para gastar. Por exemplo, um site do AdSense sobre decoração de luxo pode gerar dinheiro, se o tráfego for alto. Mas um site sobre decoração de quartos para adolescentes provavelmente não se tornará muito lucrativo, mesmo com muito tráfego, pois os adolescentes não têm muito dinheiro para gastar.
Por fim, o nicho certo será algo sobre o qual você já tenha conhecimento. Se você escolher um nicho com o qual não está familiarizado, dobrará seu trabalho, pois terá que se tornar um especialista no assunto para criar conteúdo sobre ele.
Não há garantias
Mesmo se você fizer tudo certo com o AdSense, ainda assim não há garantias. Você pode aprender tudo sobre SEO, escolher um ótimo nicho, construir um belo site com conteúdo incrível – e ainda assim nunca obter o tráfego (ou o dinheiro) que você esperava.
Construir um site popular e gerador de dinheiro é em parte uma questão de sorte: você precisa encontrar o assunto e o tom certos no momento certo. Se houvesse um caminho garantido para o sucesso, pode ter certeza que muito mais pessoas estariam nele.
Outras coisas fora de seu controle também podem influenciar seu sucesso. Por exemplo, alguém que está tentando monetizar um site de viagens pode descobrir que a pandemia de coronavírus prejudica seu tráfego, o que é difícil, senão impossível, de se recuperar. Eventos como esse podem afetar o sucesso de um site de maneiras que ninguém pode prever.
Mesmo que você consiga construir um site de alto tráfego, o AdSense não é mais a forma mais lucrativa de ganhar dinheiro online.
Além das desvantagens listadas acima, o AdSense vem com muitas regras que você precisa seguir cuidadosamente para evitar ser suspenso ou banido. Se você estiver indo bem com o AdSense, ainda assim desejará diversificar seus fluxos de receita, porque um único erro ou atualização inesperada do Google pode fazer com que uma estratégia do AdSense, antes bem-sucedida, falhe e se queime.
Além disso, existe o simples fato de que o AdSense simplesmente não paga tão bem quanto outras técnicas de geração de receita online. Se você usa o AdSense, deve fazer uma parceria com alternativas mais lucrativas se quiser ganhar um dinheiro razoável. Coisas como marketing de afiliados, postagens patrocinadas e venda de produtos de informação podem levar a uma receita muito maior do que o AdSense.
Em resumo… ainda é possível ganhar dinheiro com Google AdSense ou até mesmo viver dele?
Sim, a ideia deste artigo foi mostrar um pouco da minha experiência com o Google Adsense, afinal, acredito que seja um dos pioneiros na plataforma e ainda hoje tenho vários blogs e site que se tornaram grandes e me geram uma boa renda todos os meses.
O que quero dizer é que mesmo que você consiga gerar tráfego suficiente, ainda é necessário elaborar estratégias para tornar o AdSense lucrativo. Por exemplo, você precisará aumentar sua taxa de conversão, estimular os visitantes a clicarem de fato nos anúncios e aprender a atrair anúncios de alto custo por clique.
Portanto, embora ganhar dinheiro com Google AdSense não seja impossível, é uma tarefa que requer tempo, vontade para aprender e ajustar, além de um cuidado todo especial com o conteúdo.
Você deveria tentar? Sim, lógico! Agora você precisa entender que no início vai exigir muito foco, como qualquer outro trabalho, independentemente dos lucros do AdSense.
Resumindo, não construa um site ou blog simplesmente com o sonho de ganhar dinheiro com o AdSense. Mas se você deseja iniciar um blog ou site sobre algo pelo qual você é apaixonado, poderá sim monetizar com o AdSense.
Portanto, você ainda pode tecnicamente ganhar dinheiro com o AdSense e inclusive viver dele, mas com algumas ressalvas.
Agora se você deseja criar um site ou blog Profissional, especializado em faturar com Adsense e que possa funcionar o mais automatizado possível, permitindo a você ter vários outros blogs em outros nichos, você vai precisar de ajuda.
Primeiro, não perca tempo comprando cursinhos inúteis por aí para ganhar dinheiro com Adsense, isso não existe, o que é bom para meu blog, pode não funcionar para o seu. Você precisa de algumas técnicas e dicas que obedeçam as regras do Google e aumente consideravelmente o valor dos seus cliques.
Aqui na Fábrica de Artigos, você pode encomendar um Blog Profissional exclusivo para monetizar com Adsense. Este é criado dentro das regras, com o conteúdo correto e já dentro dos padrões de SEO para crescer e atrair cada vez mais tráfego.
Se você já possui um Blog e deseja torná-lo Profissional, dentro dos padrões do Adsense para faturar, poderá falar com nossa equipe e descobrir como transformá-lo totalmente.
Espero que este conteúdo tenha sido bem útil e antes de mais nada, espero que minha sinceridade não tenha desanimado você. Com um dólar bem alto, é possível gerar uma boa renda com Adsense, mas, para atingir isso, você precisa focar em três pilares: Conteúdo de Qualidade e em Quantidade + Tráfego Qualificado + Tempo, muitoo tempo de dedicação. Depois de configurado e ajustado, hoje é possível deixar um Blog ou site funcionando quase que no automático, uma renda passiva de verdade.
Embora pareça trabalhoso e demorado, quando a grana cai na sua conta todo dia 23 de cada mês, é que você percebe que valeu muito a pena!
Nenhum comentário:
Postar um comentário