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ANUCIOS

CALLEBY JUMA DESIGNER

Callebyjumadesigner de Calleby juma

A gestão de redes sociais é imprescindível para uma marca?

 

A Gestão de redes sociais é imprescindível para uma marca?


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hoje em dia, estar fora das redes sociais é o mesmo que não ir a jogo. A gestão de redes sociais é uma ferramenta para as empresas, marcas, negócios e instituições comunicarem dentro da aldeia digital global. Mais importante que apenas ter presença digital, é importante saber onde estar e qual a melhor forma de capitalizar a gestão de redes sociais em seu proveito. Sendo assim, sabe quais deve utilizar para otimizar a estratégia de marketing digital do seu negócio?

Facebook, Instagram, Pinterest, LinkedIn, Youtube, Twitter e TikTok (sim, esta também é muito importante) são as principais redes sociais que deve analisar. Antes disso, saiba que, em linha com a média Europeia, 50% das empresas em Portugal têm presença digital e fazem a sua gestão de redes sociais, e cada português gasta em média 1h30 por dia a navegar nelas. Isto é uma oportunidade que tem de ser capitalizada pelo seu negócio. É fácil imaginar que, em 1h30, muitas são as marcas que tentam atrair a atenção dos utilizadores, por isso, não se deixe ficar para trás.


Facebook: a herança que os filhos deram aos pais (e avós)



Começou por ser uma rede social de jovens, onde se faziam muitas novas amizades, mas hoje quem mais marca presença é a faixa etária seguinte: os pais. Isto é relevante para as empresas, pois sabem que é este o público com maior poder de compra. No Facebook, o importante não é apenas ter uma página e partilhar regularmente os seus produtos, serviços, testemunhos e experiências.



E por falar em famílias, a gestão de redes sociais chega ao Instagram



É uma das redes sociais que pertence ao Facebook, mas com uma essência diferente. Muito mais visual, o Instagram é a rede social que mais tempo “prende” os jovens e jovens adultos até aos 35. Ainda assim, o Instagram também capta a atenção do público mais velho e também possibilita a compra de produtos diretamente na APP.



Com base em fotografia, vídeo e livestream (vídeo em direto), o Instagram capta a atenção visual do público, o que permite que a relação entre marcas e clientes seja cada vez mais próxima. Aliando esta componente à possibilidade de venda online nesta plataforma, o Instagram ganha cada vez mais relevância para as grandes empresas. A gestão de redes sociais conjunta (Facebook e Instagram) permite alcançar uma grande quantidade de público com interesse no seu negócio. O maior desafio na gestão de redes sociais fica do lado da marca, que vai criar conteúdo para conseguir converter e fidelizar mais e melhores clientes.

Na gestão de redes sociais, o Facebook é aquela onde melhor consegue segmentar o público e alcançá-lo com anúncios eficazes. O produto/serviço aparece no feed de quem o deseja, o cliente clica e em segundos está a finalizar a compra. E se ainda não tiver uma loja online não se preocupe: o Facebook já criou e disponibilizou essa ferramenta para ajudar, principalmente, os pequenos negócios.


YouTube: o vídeo é cada vez mais importante na gestão de redes sociais



Na gestão de redes sociais, o vídeo é o formato de conteúdo mais valorizado e com maior poder de alcance. No YouTube, é só o vídeo que importa. Seja partilhado ou em direto, é a melhor de todas as plataformas para armazenar e começar a promover os seus conteúdos em vídeo. O YouTube é o ponto de partida para otimizar os conteúdos na sua gestão de redes sociais.



Este é o conteúdo que mais facilmente causa emoção no público, seja felicidade, nostalgia ou diversão, os vídeos podem ser o conteúdo que mais depressa fala ao coração dos seus clientes. Mais que criar e promover o seu vídeo no YouTube, pode partilhá-lo em todas as redes sociais nas quais tem presença. Certamente que irá aumentar o número de visualizações, mas o mais importante é potenciar a sua partilha em todas as outras redes sociais.

 



TikTok: uma especie de YouTube para videos curtos e virais



E a tendência que fechou 2019 e que mais tem crescido em 2020. Também respeita o formato habitual dos seguidores, mas ganhou uma popularidade especial entre os mais jovens. O TikTok é exclusivamente para a gravação e partilha de vídeos entre os 15 e 60 segundos, onde o playback e dobragem são reis. Com o foco em replicar coreografias de dança ou performances de humor, o TikTok continua a crescer exponencialmente, pois o conteúdo torna-se viral com a mesma facilidade que se torna efémero.



Já existem algumas marcas a tentar uma abordagem para descobrir o melhor posicionamento e em como poderão integrar o TikTok na sua gestão de redes sociais. Contudo, teremos de esperar para analisar os casos de sucesso. Até lá, podemos afirmar que o Top 3 das contas com maior alcance no TikTok têm, cada uma, cerca de 50 milhões de seguidores.




Twitter: as palavras também podem ser efémeras



Juntamente com o TikTok, o Twitter é uma das redes sociais com limites. Isto é, os segundos do TikTok são caracteres do Twitter. Atualmente, o limite é de 240 caracteres por cada tweet, e todos têm um curto tempo de alcance. É uma das redes sociais em que mais facilmente sabemos os temas que mais se falam no mundo. O mesmo acontece com as notícias de última hora. Mais que comunicar para produtos e serviços, o Twitter é utilizado para divulgar posições de apoio a grandes movimentos e para manter as marcas dentro dos temas que marcam o mundo.




LinkedIn: a gestão das redes sociais fica em modo profissional



Para completar a gestão de redes sociais da sua marca, chegamos inevitavelmente ao LinkedIn. Aqui, a atualidade que importa são os negócios e os mercados em que atuam as empresas. É a plataforma onde as empresas comunicam de forma mais pragmática, pois estão a comunicar para uma grande rede de empresas e profissionais. O foco principal deixa de ser o B2C, e sim o B2B.



Na gestão de redes sociais, o LinkedIn é a única que comunica essencialmente para se posicionar como inovadora, disruptiva, criativa, entre outras valências, perante empresas e profissionais. Aqui, o desejo não é adquirir um produto, mas sim conseguir recrutar ou receber candidaturas valiosas para o futuro da empresa.









About Author Mohamed Abu 'l-Gharaniq

when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book. It has survived not only five centuries.

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