O TikTok se tornou o canal de Marketing de Influência mais popular , passando do Instagram pela primeira vez e, bem à frente do Facebook e YouTube. Além de ser uma plataforma de entretenimento, o TikTok também oferece uma grande oportunidade para os usuários ganharem dinheiro.
Desde patrocínios de marcas até a criação de conteúdo original e vendas de produtos, há uma série de maneiras de lucrar com a rede social. Neste post, vamos explorar 5 maneiras de monetizar o seu trabalho com o TikTok.
1. TikTok Creator Fund Começando pelo TikTok Creator Fund, essa é uma das únicas maneiras de monetizar o seu conteúdo diretamente pela plataforma e não apenas por meio dela. Porém, assim como em todas as outras, existem critérios de elegibilidade. Confira quais são eles:
Seja maior de 18 anos; Tenha, no mínimo, 10.000 seguidores; Tenha pelo menos 100.000 visualizações válidas nos últimos 30 dias; Sua conta precisa estar de acordo com as diretrizes do TikTok; Tenha uma conta que aceite o recebimento de pagamentos on-line. Esse pagamento irá depender de vários fatores, mas a maioria deles está atrelado a indicadores de engajamento, como o número de visualizações e a autenticidade desses números. Curtidas, compartilhamentos também fazem diferença, além da frequência que os conteúdos são postados na conta.
Não há segredo, o caminho do sucesso é baseado em uma boa frequência de postagem, visualizações válidas e uma alta taxa de engajamento.
2. Ganhe presentes por meio de Lives Outra forma de ser pago diretamente pelo TikTok é através do LIVE Gifting. O TikTok permite que os usuários enviem presentes aos criadores que realizam transmissões ao vivo. A plataforma acompanha a quantidade de presentes recebidos para determinar a popularidade da live . Depois de considerar o conteúdo popular o suficiente, o TikTok recompensa o usuário com diamantes, que podem ser trocados por dinheiro.
Portanto, uma das melhores maneiras de ganhar dinheiro diretamente com o TikTok é coletando esses diamantes. Certifique-se de produzir conteúdo de alta qualidade que faça seus fãs quererem enviar seus presentes. Colete o máximo possível para que você possa gerar receita com seu conteúdo de maneira eficaz.
Os diamantes são avaliados em 50% do valor das moedas. Isso significa que se alguém lhe der algo no valor de 500 moedas, você receberá 250 diamantes. Porém, a opção de ganhar dinheiro com TikTok Diamonds não está disponível para todos. Você deve fazer parte do programa Creator Next para se qualificar. Além disso, você deve:
Morar em uma área onde os Live GIFTS estão disponíveis Ter pelo menos 18 anos de idade; Ter movimentado sua conta por um mínimo de 30 dias; Ter pelo menos 1.000 seguidores; Não estar transmitindo ao vivo de uma conta TikTok Business. 3. Crie conteúdos patrocinados por marcas Para muitos criadores, os diferentes requisitos de elegibilidade para as opções TikTok Creator Fund e LIVE Gifting são empecilhos que os impedem de ganhar dinheiro pela plataforma, como morar em uma região onde esses programas não estão disponíveis, por exemplo. Felizmente, existem maneiras alternativas de monetizar sua presença no aplicativo. Uma delas é a criação de conteúdo patrocinado por marcas.
Como citamos na introdução desse post, o TikTok se tornou a rede social com mais adesão para estratégias de Marketing de Influência. Isso significa que há uma alta demanda das marcas por influenciadores que possam promover seus produtos/serviços. Além disso, dados apontam uma forte preferência por criadores pequenos, ao invés de macro influencers e celebridades.
Para fazer esse tipo de trabalho é preciso produzir um conteúdo de qualidade dentro do seu nicho e estar visível para as marcas. Uma forma de ser descoberto e se inscrevendo na plataforma Influency.me , utilizada por grandes agências e marcas para encontrar os influenciadores ideais para suas campanhas.
4. Marketing de Afiliados Outra maneira eficaz de fazer parceria com marcas no TikTok e ganhar dinheiro é por meio do marketing de afiliados. Isso envolve a inscrição em um programa específico voltado a essa estratégia e a promoção de links exclusivos de afiliados por meio do conteúdo no TikTok.
Dessa forma, você poderá ganhar dinheiro por cada compra feita usando seu link. No caso, o valor recebido reflete uma porcentagem do valor do item e varia dependendo do programa e da categoria do item. Por isso, selecione cuidadosamente os produtos que deseja promover – idealmente, eles devem ter altas taxas de comissão e ser relevantes para o seu nicho de conteúdo.
A partir disso, é necessário encontrar maneiras criativas de promover o link para esses produtos por meio de seu conteúdo. Como alternativa, você também pode fazer avaliações autênticas para ajudar seu público a conhecer os produtos e ter tranquilidade para finalmente fazer uma compra.
5. Venda seus próprios produtos Essa é uma boa opção para criadores de conteúdo que já possuem uma base de fãs grande e engajada. Vender seus próprios produtos e serviços é a forma mais rentável de monetizar o seu trabalho no TikTok, afinal, todo o valor da venda é destinado para você.
Inúmeros influenciadores, ao atingir um alto nível de relevância, lançam suas próprias marcas de roupas, maquiagens, jogos, cursos, etc. É o exemplo de influenciadoras como Bianca Andrade (Boca Rosa), Mari Maria, Virgínia Fonseca, dentre outros.
Se você tem vontade de ter mais reconhecimento com a sua marca através de influenciadores no TikTok, conheça a plataforma Influency.me. São mais de 500 mil influenciadores cadastrados nas principais redes sociais. Com a plataforma, você consegue encontrar o influenciador ideal para a sua marca através de filtros assertivos, além de contar com monitoramento automático, relatório com um clique e muito mais.
Se você é influenciador e sente vontade de fazer parte da Plataforma Influency.me e, assim, aumentar as chances de ser encontrado por marcas, fale conosco.
Conclusão O TikTok é uma rede social que se reinventou ao longo dos anos até se tornar a mais procurada por marcas para realizar campanhas de Influencer Marketing. Porém, como vimos, existem outras formas de monetizar o trabalho na plataforma sem depender necessariamente de marcas. Isso possibilita influenciadores iniciantes de rentabilizar seu trabalho e serem incentivados a continuar criando até alcançarem a notoriedade necessária para realizar outros tipos de trabalhos.
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