América Latina/Desaparecimento: Ex-presidente chileno Sebastian Piñera morre em acidente de helicóptero
América Latina/Desaparecimento: Ex-presidente chileno Sebastian Piñera morre em acidente de helicóptero
O presidente de 74 anos, que liderou por duas vezes o país latino-americano, morreu na terça-feira, 6 de fevereiro, num acidente de helicóptero no Lago Ranco, uma estância de férias situada 920 km a sul da capital Santiago.
Sebastian Piñera, Presidente do Chile até 2022, morreu na terça-feira, 6 de fevereiro, aos 74 anos, num acidente de helicóptero no Lago Ranco, a mais de 900 km a sul da capital Santiago. Três outras pessoas que o acompanhavam no helicóptero terão sobrevivido ao acidente.
O antigo presidente cumpriu dois mandatos não consecutivos, entre 2010 e 2014 e depois entre 2018 e 2022. Foi o primeiro líder de direita a ser eleito após a ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990). Sebastian Piñera foi objeto de um primeiro processo de destituição na sequência do movimento social de outubro de 2019 contra as desigualdades, fortemente reprimido pela polícia.
A iniciativa da oposição fracassou. Foi repetida em 2021, dez dias após a publicação dos documentos da Pandora, nos quais o seu nome foi mencionado. Mas esta nova tentativa também falhou.
“Receberá todas as honras e reconhecimentos republicanos que merece”, declarou a ministra do Interior, Carolina Tohá, do governo do presidente de esquerda Gabriel Boric, assim que a morte de Piñera foi anunciada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário