8 PROBLEMAS que fazem você PERDER a sua mercadoria!
8 PROBLEMAS que fazem você PERDER a sua mercadoria!
1° Probema | Roubo
Não meu amigo e minha amiga, você não leu errado, muito embora isso não aconteça com muita frequência, você definitivamente não está livre de passar por este tipo de problema, o roubo de mercadorias.
Isso ocorre porque em algumas situações durante o fluxo normal de entregas, o veículo que transporta tanto a sua mercadoria quanto centenas de outras mercadorias de localizades diferentes é ocasionalmente interceptado por bandidos, sejam eles ladrões de carga ou não.
Em decorrência desta fatalidade você acaba ficando sem a sua encomenda, e o própio Correios faz questão de te avisar no rastreamento que a sua carga foi roubada, veja na imagem abaixo que fatalidade, exatamente na última etapa do percurso, quando a mercadoria já iria ser entregue ao destinatário, foi roubada.
Já na imagem abaixo você vê uma das várias reclamações registradas no Reclame Aqui sobre este mesmo problema.
Solução
Se você enfrentar este tipo de problema, siga as intruções abaixo:
- Tire um print da tela de rastreio que acuse que o objeto foi roubado;
- Acesse o site da empresa onde você fez a compra;
- Procure pelo SAC – Serviço de atendimento ao cliente (normalmente no rodapé);
- Abra uma reclamação, explique tudo e anexe o print dos Correios;
- Aguarde o retorno da empresa.
Saiba que a empresa que te vendeu a mercadoria é totalmente responsável pelo produto até que o mesmo seja entregue na sua residência, se o mesmo for roubado, você tem o direito de ser reembolsado.
Ponto 2
É algo simples, porém muita gente é pega de surpresa nesta etapa do percurso, a fiscalização aduaneira, na maioria dos casos por falta de costume com o rastreamento internacional de mercadorias e com a importação de produtos estrangeiros.
Saiba que diferentemente de compras realizadas dentro do país, que possui um fluxo de entrega simples, ou seja, você compra um produto, o pacote é postado e em seguida começa sua jornada passando por vários centros logísticos até enfim chegar até você.
Já nos casos de compras feitas em empresas fora do Brasil como a SHEIN, vendedores estrangeiros da Shopee, Alibaba, AliExpress, Wish e outras, seu produto é despachado no país de origem e assim que chega no Brasil, é retido pela Alfândega para ser fiscalizado.
Note que nem todas as mercadorias são taxadas após a fiscalização aduaneira, mas como você não tem certeza de que a sua não será, é importante acompanhar o rastreamento com atenção.
Porque se sua encomenda for taxada e você não efetuar o pagamento em até 30 dias, sua mercadoria poderá ser devolvida ao remetente, destruída ou leiloada.
Veja na imagem abaixo um exemplo de uma encomenda que foi taxada, se acontecer com você, é isso que você verá no rastreamento da sua:
Veja abaixo um exemplo daquilo que te falei acima, uma consumidora abriu uma reclamação contra a SHEIN no Reclame Aqui porque perdeu o prazo, mas repare que ela alega não ter sido avisada por nenhum canal.
Aí é que está o problema, você não será avisado(a) caso sua encomenda seja taxada, é responsabilidade sua acompanhar o rastreamento, fique atento(a) pra não passar por este tipo de contrangimento.
Solução
Se você quiser descobrir se sua encomenda foi taxada ou não e também o que fazer para realizar o pagamento da taxa de importação e liberar o pacote para ser entregue na sua casa, fique tranquilo(a), basta clicar no artigo abaixo que lá eu te explico tudo.
Ah! Lá eu falo sobre mercadorias compradas na SHEIN, mas o procedimento é o mesmo para compras feitas em quaiquer empresas estrangeiras.
Não deixe de clicar em PRÓXIMO PROBLEMA e ficar atento(a) às próximas páginas desta lista, pode ser que você enfrente alguns destes problemas que você está tomando conhecimento aqui, informando-se adequadamente você saberá o que fazer.
3° Probema | Perda
É meu amigo e minha amiga, não estou brincando, é o cúmulo da incompetência, eu concordo contigo, os Correios podem simplesmente PERDER a sua mercadoria por aí! 🤢
Nestas idas e vindas, constantes paradas por vários pontos de triagem, os Correios podem se atrapalhar com a carga e eventualmente perder uma ou outra mercadoria no fluxo de entrega.
E mais uma vez, eles fazem questão de te informar no rastreamento que sua mercadoria foi abduzida por alienígenas. 🛸
Solução
Mais uma vez, em caso de extravio de mercadorias, você não tem que entrar em um embate com os Correios, isso é responsabilidade da empresa que te enviou o produto.
O próprio Correios já informa no próprio site que realiza restituição em caso de objetos furtados ou extraviados, esta restituição é feita obviamente à empresa que te vendeu o produto, uma vez que é ela quem arca com os custos do transporte.
Então se isso acontecer contigo, a lógica aqui é a mesma do 1º PROBLEMA:
- Tire um print da tela que diz que o objeto não foi localizado no fluxo postal;
- Acesse o site da empresa onde você vez a compra;
- Procure o Serviço de atendimento do consumidor (normalmente no rodapé);
- Abra uma reclamação, explique tudo e anexe o printo que você tirou;
- Aguarde o retorno da empresa.
Fique tranquilo(a) que estas empresas, principalmente as gigantes como a SHEIN e outras já estão acostumadas com este tipo de problema, você certamente terá seu problema resolvido, seja com o reenvio de outra mercadoria, seja com o reembolso.
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